Por Sidnei Ferreira
NOVA INDEPENDÊNCIA – Pequeno gesto e grande atitude! Foi assim que o vereador Dárcio de Souza tirou das ruas o andarilho Joselito da Silva, 43 anos, e promoveu o reencontro do rapaz com sua família. Natural de Mundo Novo, na Bahia, Joselito da Silva estava sem rumo pelas ruas de Nova Independência. Ele também não tinha documentos e nenhuma referência familiar na cidade.
Ao se deparar com o conterrâneo pela Vila e saber da situação vulnerável do rapaz, o vereador Dárcio demonstrou toda sua solidariedade. Primeiramente conduziu Joselito até a Unidade Básica de Saúde do município para um atendimento médico, onde também foi preciso que o mesmo tomasse soro já que estava bastante debilitado.
“Ele tinha desejo de reencontrar a família, mas não tinha condições nenhuma. Então foi quando decidi ajudá-lo. É gratificante poder ajudar uma pessoa sem esperar nada em troca. Por isso fiz todo o possível para ele ser reintegrado a família dele”, conta Dárcio.
Nesse período, o vereador conseguiu localizar um irmão do rapaz que reside em Campinas. Mas Joselito não tinha dinheiro para comprar passagens e muito menos documento algum. Ele alegou ter perdido tanto RG, CPF e até mesmo o cartão SUS pelas ruas da cidade. Diante da situação, Dárcio o-acompanhou até a delegacia para registro do Boletim de Ocorrência e em seguida levou o mesmo à Secretaria de Assistência Social onde solicitou uma carta da assistente social relatando a história de Joselito, para que a empresa de ônibus não barrasse o embarque.
Depois de todo esse trâmite, o vereador ainda deu banho e roupas novas para o conterrâneo. “Ele era de uma cidade vizinha a minha lá na Bahia. Mas estou fazendo isso como se fosse para alguém de minha família, mesmo não conhecendo-o. A gente nunca sabe o dia de amanhã”, relatou Dárcio.
Para ver o sonho do rapaz realizado, o vereador ainda o levou para Andradina, onde comprou as passagens e acompanhou o embarque de Joselito.
“Já fiz novo contato com o irmão dele e ele foi recebido com festa lá em Campinas. Isso é bacana e nos faz bem. Se cada um fazer a sua parte, esse mundo será muito melhor”, finalizou o vereador.
Chama no Whats