Bombeiros estão ensinando como evitar acidentes aquáticos para os alunos da rede municipal de ensino. De acordo com a Secretaria de Educação, participam do treinamento alunos dos 4ºs e 5ºs anos, que fazem aulas de natação no Ensino em Tempo Integral.
“Estamos no mês da segurança aquática. Por isso, estamos trazendo profissionais, como os bombeiros, para conversarem com os alunos”, disse a secretária de Educação, Fernanda Momesso.
Na conversa com os alunos, os bombeiros ensinam as crianças a não se aproximarem de piscinas e rios sem ter um adulto por perto; não mergulharem em piscinas e rios se não conhecerem a profundidade; não correr em volta das piscinas, pois piso molhado há risco de quedas; não confiar somente em boias de braço e cintura, o ideal é utilizar colete salva-vidas; não comer e entrar na água logo em seguida; avisar os pais, e pedir que fiquem próximo, quando forem entrar na água; nos rios, frequentar somente locais próprios para o banho; respeitar a sinalização dos locais, e obedecer as ordens dos guardas vidas, e não brincar que está se afogando e tentar afogar outras crianças.
Os bombeiros também aproveitam a conversa para ensinar que, no mar, não entrar na água sozinho; ficar atento ao local do guarda sol dos pais, pois a corrente marítima muda sua localização; não se afastar do guarda sol sem avisar os adultos; caso se perca, procure um salva-vidas do Corpo de Bombeiros, e não aceitar nada e nem andar com pessoas que ela não conhece. E, o mais importante: “água no umbigo, sinal de perigo”.
Chama no Whats