Termina amanhã (quinta-feira, 13), a mostra fotográfica que retrata a construção da Usina Jupiá. São quase 100 fotografias ampliadas e expostas no saguão do CIEC (Centro Integrado de Educação e Cultura).
Dezenas de pessoas têm passado diariamente no CIEC para contemplar as impressionantes imagens. Ainda assim, a prefeita Fátima Nascimento convida àqueles que ainda não viram a mostra para prestigiar a exposição.
“São belíssimas fotos em preto e branco retratando as várias fases da construção desse grande empreendimento que se tornou um dos grandes sustentáculos da economia castilhense antes da privatização”, destaca a prefeita.
Essa mostra fotográfica também é de autoria do repórter Moisés Eustáquio. Ele tem sido colecionador de prêmios em diversos concursos de fotografia dos quais tem participado nos últimos anos.
ANÁLISE
A prefeita acredita que quase a totalidade da população não tem noção de como a usina foi construída, há mais de 50 anos atrás, e sem a tecnologia atual. E ela tem mesmo razão.
Entre as muitas e detalhadas imagens, estudantes de engenharia, arquitetura, história e, sobretudo aqueles que atuam ou estão finalizando estudos na área de Segurança do Trabalho, precisam ver as jóias que Moisés colocou em exposição. Estes últimos profissionais listados, por exemplo, terão uma das mais claras visões sobre a importância do uso de EPIs em obras de qualquer magnitude, aprendendo, numa volta ao passado, os motivos dos severos protocolos e normas brasileiras que regem a segurança na construção civil.
Mas, é claro, a Mostra não é destinada apenas aos estudantes e profissionais destas e de outras áreas. Ela está diretamente ligada à própria história de Castilho e região, o que por si só, já é motivo de sobra para que qualquer pessoa visite a exposição e passe horas analisando todas as fotos.
“Será uma oportunidade imperdível de contemplar essa mostra”, avalia a prefeita Fátima.
RIOS E LAGOS – Já nesta sexta-feira (14), o mesmo local receberá uma nova mostra fotográfica, também do repórter Moisés Eustáquio. Patrocinada pelo PROAC (Governo do Estado), ela ficará em exposição por 10 dias e a própria prefeita Fátima fará a abertura oficial dessa mostra em cerimônia marcada para as 19h30 desta sexta.
“Vamos poder ver de ângulos diferenciados as cores e a vida nas margens dos rios Tietê, Paraná, do Peixe, São José dos Dourados e o Aguapeí [Feio]”.
A mostra Fotográfica “Rios e Lagos Paulistas: Cores e vida sob a arte da Fotografia” também será exibida nas cidades de Ilha Solteira, Itapura, Panorama, Pereira Barreto, Presidente Epitácio, Santa Fé do Sul, Sud Mennucci e Valparaíso. Nestas, ela também permanecerá em exposição por período que varia entre 10 e 15 dias.
Chama no Whats