Manter a clareza nas informações dentro do contexto empresarial é essencial para o bom desempenho profissional das equipes e organizações.
Pensando nisso o jornal vai destacar dicas para as empresas serem mais assertivas na comunicação;
Praticar: treinar em voz alta é uma das estratégias mais poderosas
Para atingir alta performance na comunicação, além de pensar e organizar o conteúdo, é necessário treinar em voz alta várias vezes: três, quatro, cinco se for preciso. Grave-se falando e assista, observe o que ficou bom e o que precisa melhorar. Cada vez que você treina em voz alta, consegue organizar melhor as ideias, estruturando-as numa sequência lógica e memorizando-as. Assim, é possível evitar o famoso “branco” e lapidar cada vez mais a fala.
Essa orientação serve também para quando for falar em público. A oratória não é uma questão de dom nem de sorte, é uma habilidade que pode ser aperfeiçoada e está ao alcance de todos que desejam se expressar bem.
Pensar: a comunicação começa muito antes de você falar
O primeiro passo inicia-se dentro da mente. Portanto, é importante refletir em qual será seu objetivo na próxima conversa ou reunião. Seja resolver um conflito, esclarecer uma dúvida, vender, informar, convencer, orientar, motivar, persuadir, compreender, engajar, existe uma estratégia que precisa ser elaborada.
Qual seria a forma mais respeitosa de dizer o que tem que ser dito? Analise todas as respostas e evite prejulgar, pois os prejulgamentos costumam distorcer a realidade e prejudicar a comunicação. Pensar antes de falar trará mais clareza e aumentará o autocontrole.
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