A prefeita Fátima Nascimento (DEM) abriu as portas de seu gabinete para receber na última quinta-feira, 22, os três novos médicos cubanos enviados pelo Governo Federal através do programa Mais Médicos. A chegada deles é aguardada desde o início do ano, quando dois outros médicos do Programa abandonaram o cargo.
A partir daí, tanto a prefeita Fátima quanto a Secretária de Saúde, Janini Nascimento, iniciaram os procedimentos burocráticos necessários para a substituição daqueles profissionais. “Nós renovamos o convênio para mais três anos e eles vem para substituir os médicos cubanos que terminaram a missão deles”, explicou Janini através da Assessoria de Comunicação da Prefeitura.
A Secretária Municipal de Saúde também informou ao GRUPO PORTAL onde cada médico irá atuar: “A dra. Elizabeth irá atender a comunidade do bairro Laranjeiras. O dr. Maiquel irá para a zona rural, na micro área do enfermeiro Alceu (assentamento Cafeeira). Por fim, a dra. Naif ficará no CIS por alguns dias, até que se defina a permanência do dr. Pedro em Castilho”.
A expectativa geral é que a chegada dos novos médicos possa desafogar um pouco mais o atendimento no Centro Integrado de Saúde (CIS), que até o momento estava atendendo além do Centro, toda a clientela do bairro Laranjeiras – um dos mais populosos do município.
A Assessoria de Comunicação informou à nossa reportagem que os médicos iniciaram o treinamento no novo sistema de informática nesta segunda-feira, 26 e que aguardam apenas a chegada de seus carimbos para iniciar o atendimento às suas respectivas clientelas. A previsão é que este atendimento tenha início nesta quarta, 28.
UBSs – Janini aproveitou o bate-papo com o PORTAL para informar à população que a Secretaria de Saúde já está regularizando a documentação para informar ao Ministério da Saúde sobre o estágio final das obras.
A intenção da prefeita Fátima Nascimento é inaugurar, pelo menos, as Unidades Básicas de Saúde Alípio e Jupiá, ao longo de agosto, mês em que ocorrem as festividades de mais um aniversário de emancipação político-administrativa de Castilho.
Chama no Whats