Um Requerimento enviado esta semana à prefeita Fátima Nascimento pelo vereador e presidente do Legislativo, Sebastião Reis de Oliveira (Tião Japonês) denuncia os sérios riscos que as antigas e altivas árvores da Emei “Parquinho” oferecem aos usuários dos brinquedos, garotos que utilizam o gramado para disputar amistosos de futebol e também para pedestres ou motoristas que transitam pelas calçadas e estacionam no entorno do parquinho.
Por serem muito velhas e altas, é comum presenciar os galhos podres e secos delas caírem com o menor vento e a queda pode acontecer em qualquer canto, a qualquer hora. Moradores da vizinhança afirmam que é comum os galhos caírem na rede elétrica, interrompendo o fornecimento de energia em toda aquela região. O problema todo se agrava ainda mais nesta época do ano, em virtude das constantes chuvas e ventos mais fortes. “Estacionar carros, motos e bicicletas à sombra destas árvores pode resultar em prejuízos sérios”, alerta Tião.
ILUMINAÇÃO – Outro problema grave exposto pelo presidente da Câmara diz respeito à iluminação de todo o parquinho. Segundo o relato feito por ele à prefeita, além dos postes estarem “escondidos” em meio às árvores, os vidros de proteção de suas lâmpadas oferecem risco de cair a qualquer momento, podendo causar acidentes. Tião vai além em seu alerta: “Vale ressaltar ainda que TODAS as lâmpadas existentes no campinho de futebol estão apagadas, por conta dessa escuridão, por várias vezes, pessoas foram flagradas pelos vizinhos praticando atos libidinosos no interior desta escola, além de pessoas fazendo uso de drogas com frequência no local”.
A falta de iluminação também favorece os atos de vandalismo praticados nos vestiários do campinho e os furtos registrados na residência da moradora da casa construída no Parquinho para o zelador do mesmo. Esta mesma moradora relatou a Tião que a grande quantidade de cupim nas árvores também está comprometendo as partes de madeira da residência em que mora, já tendo sido registrada a perda dos batentes das portas e o risco de danos aos móveis.
Antes de finalizar seu pedido, Tião pediu às autoridades do Município que visitem o Parquinho durante o período noturno, para comprovar cada fato relatado pela vizinhança e transmitido a ele.
PAISAGISMO – A última notícia de que aquelas árvores seriam podadas foi transmitida ao próprio vereador Tião pela Prefeitura no início deste ano, quando afirmaram que a equipe de jardinagem do Município faria o serviço de poda em janeiro. Apesar disso, segundo o parlamentar, os problemas continuam se agravando.
Marco Apolinário – Grupo Portal
Chama no Whats