DESFILE CÍVICO – CASTILHO – 64 ANOS DE EMANCIPAÇÃO
- 17 de agosto de 2017
- comments
- Portal de Notícias
- Postado em Castilho
- 0
Desfile Cívico: O ponto alto da celebração do aniversário de Castilho!
Resgatando antiga tradição, Fátima Nascimento reforça aposta em eventos que reúnem famílias inteiras nos festejos do Município
Começou precisamente às 09h da manhã deste sábado (dia 12), o começo da reescrita de mais um capítulo na história das tradições mais bonitas de Castilho volta a escrever. O resgate do Desfile Cívico em homenagem ao aniversário de emancipação político-administrativa do Município, contou com a participação de escolas, bandas marciais regionais, apresentações culturais e também do Exército Brasileiro, numa organizada representação de temas que contaram parte da rica história do município.
A missão de organizar estas apresentações ficou à cargo da Secretaria de Educação e dos Departamentos de Esporte e Cultura. Cidades vizinhas também foram convidadas para se apresentar na cerimônia, que tradicionalmente reúne chefes do Executivo, Legislativo, autoridades militares e eclesiásticas.
O QUÊ ROLOU – A celebração começou com o desfile de carros oficiais do próprio Município, além de viaturas e efetivos das polícias Militar, Ambiental e Civil, do Corpo de Bombeiros e da Brigada Municipal de Combate a Incêndios.
Logo em seguida, uma das Bandas Marciais de Mirandópolis saudou os castilhenses com suas evoluções. Atrás deles, um verdadeiro batalhão estudantil portando faixas que homenageiam o Município ganharam a Avenida Presidente Vargas, saindo do CIEC em direção à rua Osório Junqueira, onde se apresentaram diante do grande público e autoridades locais e regionais. E este foi apenas o primeiro bloco das atrações planejadas.
Os cinco blocos seguintes trouxeram temas específicos, resgatando pontos altos da cultura do Município. “Nossos Rios” destacou a farta riqueza hídrica dos rios Tietê, Paraná e Aguapeí que banham o município. O bloco “Fauna e Flora” destacou os animais e árvores de nossa região. “Açúcar e Álcool” representa toda a mudança que a usina sucroalcooleira trouxe para o município, gerando empregos e abastecendo o comércio. O quarto bloco destacou a importância da “Energia Elétrica” – e consequentemente de Jupiá, para o desenvolvimento socioeconômico do município. Finalizando esta etapa do desfile, Castilho homenageia o futuro com o tema: “Nossa Maior Riqueza – Nossas Crianças”, revelando as expectativas de toda a população em relação ao progresso contínuo do município.
A etapa seguinte reservou uma miscelânea cultural bastante animada, começando com os desfiles do grupo de alunos do Projeto Renascer e dos alunos de dança comandados pela professora Denizy Barsante. Depois foi a vez da fabulosa Banda Marcial treslagoense “Cristo Redentor” saudar Castilho, seus moradores e convidados. As duas alas seguintes homenagearam o saudoso ex-prefeito José Miguel do Nascimento e a Agricultura, respectivamente.
Mirandópolis voltou ao trajeto com uma nova homenagem. Desta vez a Banda Batucando Na Cidade presenteou Castilho com um espetáculo de percussão que literalmente sacudiu a plateia. Alas da Terceira Idade e do Projeto Guri ganharam a atenção em seguida.
A prefeita Thauane Duarte, de Nova Independência, também saudou Castilho por mais um aniversário através da Banda Marcial de seu município. A seguir, desfilaram alunos das oficinas culturais castilhenses de Teclado e Violino. Com 20 membros, o Rotary Club desfilou banners saudando autoridades e o município pela data, seguidos pela fabulosa Orquestra de Violeiros de Castilho.
Entrando em sua etapa final, o Departamento de Esportes da Prefeitura desfilou com 20 atletas medalhistas na Copa Mercosul realizada no mês passado com cerca de 650 atletas do Brasil, Paraguai e Chile, além de 10 representantes do futebol de salão.
Neste meio tempo, 50 homens fardados do Tiro de Guerra de Andradina ganharam a passarela para demonstrar a importância de Castilho no cenário da defesa militar de nosso país.
Por fim, foi a vez da BAMAC – Banda Marcial de Castilho, embalar o público com seu repertório inconfundível, animado, evoluções de suas Balizas e apresentação de seu novo uniforme de gala.
“BENÊ” BRAGA – Nesse mesmo dia, por volta das 17h, foi realizada também a corrida de rua que homenageia um dos maiores incentivadores do atletismo na cidade. Benedito José Braga, popular Benê, participou de várias maratonas, inclusive da São Silvestre, sempre levando o nome de Castilho. Hoje, com a saúde debilitada, o ex-atleta não corre mais. Porém, compareceu ao evento juntamente com toda a familia.
A corrida teve percurso de 6km pelas principais ruas e avenidas da cidade. Os participantes receberam medalhas e os três primeiros de cada categoria ganharam troféus. Mas este evento já é assunto para o próximo álbum.