CONHEÇA OS BENEFICIOS DA AMAMENTAÇÃO
- 27 de fevereiro de 2018
- comments
- Portal de Notícias
- Postado em Variedades
- 0
A amamentação é o ato de alimentar o bebê com o leite materno, vindo diretamente do peito, deve ser exclusiva durante os primeiros 6 meses de vida do bebê.
Um dos benefícios do leite materno é ajudar o bebê a crescer de forma saudável melhorando seu sistema imune. Além disso, o processo de amamentação também aumenta a relação entre a mãe e o bebê e ajuda a mãe a recuperar do parto. Não existe leite fraco!!!!!!
O leite materno também tem benefícios para a família, pois fica mais barato amamentar do que dar a mamadeira e além disso, o leite materno está sempre à temperatura certa, pronto para ser consumido.
O aleitamento materno deve ser exclusivo, em livre demanda, até os seis meses de vida, pois o leite fornece tudo que a criança precisa neste período. Não é necessário dar água, suco, chá, etc.
Amamentação exclusiva no seio significa que não é necessário dar qualquer tipo de alimento para a criança além do leite materno.
Em livre demanda significa dar o peito ao bebê sempre que ele quiser, sem impor horário às mamadas. Isto deve ocorrer pelo menos nos três primeiros meses, pois ele não tem noção de horário. Entre dois e três meses de vida ele começará a estabelecer os seus próprios horários. Após os seis meses pode começar a dar água, suco, chá, etc…e a papinha, de forma gradual. E pode amamentar até mais ou menos dois anos de idade.
A preparação da mama para amamentação também é muito importante. Durante as consultas de pré-natal, lembre seu médico ou enfermeira de examinar as suas mamas.
Os benefícios do leite materno para o bebê são:
- Possui todos os nutrientes necessários para a nutrição do bebê;
- Conter anticorpos e outros fatores que ajudam a combater possíveis infecções;
- Ter fácil digestibilidade e não provoca diarréia ou prisão de ventre;
- Ajudar a prevenir alergias porque ajuda na formação do sistema imunológico da criança.
Os benefícios da amamentação para a mãe são principalmente acelerar o processo de retorno do útero ao seu tamanho normal, ajudar a mãe a recuperar o peso anterior à gravidez e ajuda na prevenção de doenças, como câncer de mama e doenças cardiovasculares.
Durante a fase da amamentação, é importante beber muitos líquidos para garantir a produção de leite. E a alimentação da mãe deve ser rica e variada, mas acima de tudo repleta de alimentos como frutas, cereais integrais, laticínios, legumes e verduras, evitando alimentos industrializados e muito gordurosos, que não acrescentam valor nutricional nem para a mãe nem para o bebê.
Durante a amamentação, mesmo com o aumento das calorias na dieta, a mãe emagrece em média de 1 a 2 kg por mês, de forma lenta e gradual, devido à energia que é perdida durante a produção de leite.
BENEFÍCIOS DA AMAMENTAÇÃO
Alguns dos benefícios da amamentação para a mãe e para o bebê são:
Benefícios para a mãe | Benefícios para o bebê |
Combate a hemorragia pós-parto e acelera a recuperação da mulher | Previne doenças e diminui a taxa de mortalidade do bebê |
Facilita perda de peso | Diminui as chances do bebê ter alergias |
Diminui o risco de câncer de mama, endométrio e de ovário | Diminui a cólica dos primeiros meses |
Diminui o risco de desenvolver diabetes tipo 2 na mãe | Acalma o bebê |
Não é necessário esterilizar nenhum utensílio e por isso pode acontecer em qualquer local | O leite está na temperatura correta e por isso não há perigo de queimar o bebê |
É econômico e prático, já vem pronto, é de graça | Diminui o risco do bebê ter doenças mentais |
É um método natural de anticoncepção (evitar filhos), mas desde que seja aleitamento exclusivo e somente nos primeiros seis meses de amamentação | Facilita a eliminação de mecônio (primeiras fezes da criança) e protege contra constipação (intestino “preso”) |
Ivani dos Anjos da Silva
Nutricionista CRN3 4805
Formada pela USC – Universidade do Sagrado Coração / Bauru
Nutricionista do CIS – Centro Integrado de Saúde Dr Serafim Justo de Castilho