A Câmara de vereadores aprovou na sessão desta segunda-feira (12) o Projeto de Lei de autoria do presidente do Legislativo – Sebastião Reis de Oliveira (Tião Japonês, DEM) e do edil Juliano Viscovini (Juliano do João de Barro, PMDB) obrigando a agência local dos Correios a instalar portas giratórias com detector de metais.
A proposta que visa reduzir o interesse dos assaltantes na agência, protegendo tanto clientes quanto funcionários durante estes assaltos ousados registrados incontáveis vezes tanto no município quanto na região, obteve a aprovação de todos os demais vereadores.
Agora, a Lei precisa ser aprovada também pela prefeita Fátima Nascimento (DEM) para que o prazo de 180 dias imposto pelos vereadores para que a mudança na segurança seja feita, passe a valer.
SOBRE A LEI – Segundo a proposta de Tião e Juliano, a porta giratória deverá seguir os mesmos padrões da instalada na agência local da Caixa Econômica Federal, com travamento automático e proteção contra tiros. Caso o Correio se recuse a cumprir a determinação das autoridades locais, ficará sujeito a aplicação de multas e até mesmo à interdição de suas atividades no município.
A falta de uma regulamentação federal mais rigorosa para assegurar a segurança de funcionários e clientes das agências dos Correios que funcionam como Bancos Postais é o principal motivo para a reação enérgica dos vereadores.
Tião e Juliano afirmam que esta fragilidade da segurança é o motivo principal para que tantas agências dos Correios em todo o País tenham se tornado “alvos fáceis” de quadrilhas especializadas neste tipo de assalto rápido e perigoso.
LEGENDA: Assaltos à agência local e de toda a região se tornaram manchetes “comuns” na mídia
FOTO: Grupo Portal/Cortesia
Chama no Whats