O prefeito ilhense Otávio Gomes e chefes do Executivo dos municípios sedes de usinas e alagados terminaram no final desta quarta-feira (11), em Brasília, a maratona de reuniões com senadores para discutir a pauta e votação do PLC 315/2009. O Projeto altera de 45% para 65% os repasses da Compensação Financeira pela Utilização de Recursos Hídricos (CFURH) e dos royalties da Itaipu binacional destinados aos Municípios.
A rodada de reuniões sucessivas começou ainda na manhã desta terça-feira (10) numa mobilização que está fazendo a diferença na história das finanças municipais.
Organizada pela Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas e Alagados (AMUSUH), a estratégia adotada tem por objetivo consolidar o entendimento que já existe entre os parlamentares sobre a importância da aprovação do PLC. O projeto já concluiu todas as etapas técnicas de acordo com o regimento interno do Senado.
Durante as audiências com os parlamentares, os prefeitos expuseram a necessidade de aprovação do PLC que representará um acréscimo de 44% nos recursos da Compensação destinados aos 729 municípios responsáveis pela geração de 60% da energia consumida no país.
Chama no Whats