Muitos de nós acreditamos que estamos protegendo nossas crianças quando dizemos o sim em grande demanda, acreditamos que são pequenos demais para entender limites, regras e frustrações, porém o NÃO e as FRUSTRAÇÕES são instrumentos fundamentais desde á infância.
Uma das ações mais importantes na educação das crianças são os limites impostos á elas, pois são através dos limites que conseguimos criar uma humanidade com regras, e valores morais.
Impor limites talvez seja uma das tarefas mais difíceis, requer paciência e muita persistência. As vezes na falta de paciência acabamos gritando com a criança a fim de resolver o problema, porém o grito não vai resolver, além de deixar a criança mais agitada, ela vai acreditar que aquela atitude é correta quando não concordar com alguma coisa, e acabará reproduzindo isso em outro momento.
É importante em cada não explicarmos o porquê. O não quando vago é mais difícil de ser entendido, pois gera vários questionamentos na criança, já quando explicado fica mais fácil de entender. Quando a criança continuar á fazer birra mesmo diante da explicação, o momento precisa de firmeza e que não se mude a decisão, é importante para que a criança entenda a insatisfação dos pais ou cuidadores em suas ações.
O intuito é que a criança entenda os limites impostos e não fiquem com medo deles, e para isso temos um ótimo aliado, o castigo. Em muitas vezes acreditamos que as famosas palmadinhas vão resolver, porém o castigo, ou cantinho do pensamento, vai surtir maior efeito na educação da criança. Quando explicamos o porquê do erro, o porquê não fazer, e colocamos a criança no castigo para pensar sobre o que fez mesmo depois de ser alertado sobre o não, levando assim a pensar de fato na sua atitude, e entender que todas elas têm consequências.
É importante ressaltar que o LIMITE, o NÃO, devem ser aplicados na hora da ação e não posterior, para que a criança associe ao comportamento do momento. Também é de suma importância entender que não podemos barganhar com as crianças. Como por exemplo, trocar a birra por um brinquedo, ou compensar a criança quando ela não quer fazer algo que PRECISA ser feito.
Criança precisa de rotina, e tendo uma rotina, fica mais fácil impor limites, quando não impostos na infância, criam-se adolescentes sem regras e ai vem as frustrações ainda piores de serem vencidas.
Precisamos lembrar que as crianças de hoje, são os adolescentes de amanha, por isso a infância precisa ser bem cuidada, o limite na vida do ser humano é fundamental no seu desenvolvimento, é através delas que se tem noção clara de si e do mundo.
Psicóloga Anna Carolina Vieira do Carmo
Chama no Whats