Por anos me perguntei se esse texto das sagradas escrituras é uma absoluta utopia, ou se de fato podemos cumprir esse mandamento. Será mesmo que é possível ser grato a Deus em todos os momentos de nossas vidas? Será mesmo que em todas as fases que passamos podemos dizer “graças a Deus por isso”? Hoje depois de alguns anos de caminhada com Cristo, creio que a resposta para essa pergunta é SIM, é possível ser grato em todos os momentos.
Antes de começar a defender meus argumentos, quero deixar claro ao caro leitor que minha intenção de maneira alguma é diminuir seu problema ou dizer que você está se lamentando sem motivos, só quero aqui dizer que seja qual for o momento da vida que você está passando agora, ainda existe a possibilidade de você ser grato, você pode olhar o seu problema com uma outra perspectiva.
Por exemplo, um dia um jovem escreveu uma carta para seu pai com os seguintes dizeres:
“Pai, infelizmente não trago boas notícias, lembra do Luís meu amigo de quarto aqui da faculdade? Pois é, ele está usando drogas, essa semana o pior aconteceu. Usou de mais teve uma overdose, algumas pessoas más aproveitaram que ele estava inconsciente e o roubou, exatamente nesse momento a polícia chegou na boca de fumo onde ele estava e acabou o levando preso, os pais dele tiveram que vir aqui tirá-lo da prisão e também levaram ele embora, não está mais na faculdade. Bom pai, eu estou muito triste por ele sabe, mas estou muito bem. Quero aproveitar a carta para dizer que reprovei na matéria de Cálculo 1, mas estou bem. Abraço e te amo”.
Espero ter arrancado um sorriso seu com a história, mas percebeu o que o estudante fez? Ele tentou mudar a perspectiva do pai em relação ao seu problema. Se o pai pensasse bem, o fato de ter tirado uma nota ruim, comparado com o problema do outro pai não era nada.
Não, não estou aqui pedindo para você ser grato baseado na desgraça alheia, o que quero é fazer você refletir se ao invés de reclamar, murmurar, bater o pé ou até xingar, você não consegue mudar a sua perspectiva. Será mesmo que tudo está tão ruim assim?
Já parou para pensar quanto tempo gasta reclamando do que não tem, enquanto você poderia estar agradecendo pelo que tem? Que tal mudar sua perspectiva a partir de agora? Encerro com um trecho de um hino antigo que diz:
“Conta as bênçãos, conta quantas são.
Recebidas da divina mão.
Uma a uma, dize-as de uma vez,
Hás de ver surpreso quanto Deus já fez”.
Amém, Deus abençoe a todos, fiquem em paz.
Pastor Rafael Peixoto.
Pastor da Igreja Batista Agua Viva de Castilho.
Chama no Whats