O governo de São Paulo fez uma parceria com o Senai para oferecer aulas do itinerário técnico do Novo Ensino Médio nas unidades da instituição.
Segundo a Secretaria da Educação, os alunos da rede estadual poderão estudar em uma das 33 escolas do Senai vinculadas à parceria.
Serão ofertadas 23 opções de cursos, em áreas como Mecatrônica, Farmácia e Desenvolvimento de Sistemas. Apesar da variedade de formações, o projeto piloto será limitado a 56 turmas.
Os alunos que escolherem pela formação técnica no Senai terão três dias de aula nas escolas estaduais e dois dias nas unidades da instituição. O turno de aulas no Senai será de tempo integral, entre 7h30 e 16h30, mesmo para quem estuda em escolas estaduais de jornada parcial.
Para escolher a formação técnica, os estudantes do 1º ano do Ensino Médio devem manifestar interesse na área durante a escolha de itinerários no site da Secretaria Escolar Digital.
As opções de cursos disponíveis podem variar de acordo com o endereço do aluno e a escola estadual parceira.
Além do ensino técnico no Senai, a Secretaria da Educação também vai oferecer 11 cursos técnicos nas próprias escolas estaduais em parceria com o Centro Paula Souza.
São eles: administração, agronegócio, educação básica, ciência de dados, desenvolvimento de sistemas, hotelaria e eventos, vendas, enfermagem e logística.
Atualmente existem 671 turmas em parceria com o Paula Souza, que é uma autarquia do governo estadual, e a previsão é que sejam abertas 130 novas turmas em 2024.
Os alunos que não quiserem a formação técnica podem optar pelos itinerários das chamadas “áreas dos conhecimentos”, divididos em Linguagens e Ciências Humanas e Sociais, e Ciências da Natureza e Matemática.
O prazo para os estudantes escolherem a formação de preferência e em quais escolas preferem estudar termina no dia 15 de setembro. Depois deste período, a Secretaria fará a divisão dos estudantes priorizando as preferências sinalizadas.
Fonte: metropoles
Chama no Whats