O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciou nesta segunda-feira (28/8) a criação da “Tabela SUS Paulista”, que vai complementar o valor pago pelo Ministério da Saúde para procedimentos feitos em hospitais filantrópicos e autarquias.
A ideia é que as unidades recebam até 5 vezes mais que a tabela SUS. Com isso, o governo espera socorrer financeiramente os hospitais e permitir que eles ampliem o número de atendimentos, reduzindo as filas de espera.
A iniciativa foi anunciada pelo governador e o secretário estadual da Saúde, Eleuses Paiva, durante o evento de comemoração de 60 anos da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB).
O modelo vai beneficiar 354 hospitais em todas as regiões do estado. Os equipamentos representam hoje 50% do atendimento hospitalar no Sistema Único de Saúde (SUS) em São Paulo. O investimento estadual no programa será de cerca de R$ 2,8 bilhões.
A diferença entre os valores pagos pelo SUS por cirurgias, exames e outros serviços médicos e os custos reais desses procedimentos é apontada como a principal causa para o rombo financeiro nas contas de uma série de entidades médicas paulistas, em especial as Santas Casas.
Além de corrigir os valores dos procedimentos, a gestão Tarcísio afirma que vai se reunir com os serviços de saúde para discutir metas de atendimento.
O projeto deverá ser enviado à Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) para votação.
Chama no Whats