PROJETO UNIARTE REALIZA PROCESSO SELETIVO
- 30 de março de 2018
- comments
- Portal de Notícias
- Postado em Ilha Solteira
- 0
Na noite desta terça-feira (27), no Cine Paiaguás, o Projeto Uniarte foi oficialmente iniciado com a realização do processo seletivo para definir os dez alunos bolsistas que participação da ação. O projeto é realizado pelo Ministério da Cultura e a Brigueiro Participações e Serviços Teatrais, com patrocínio, via Lei Rouanet, da CTG Brasil – companhia de origem chinesa que opera a hidrelétrica Ilha Solteira, e também conta com parceria da Prefeitura Municipal de Ilha Solteira. Ao longo do ano, o projeto desenvolverá atividades de formação na área das artes cênicas, que resultará na realização de um espetáculo teatral, e ações de ocupação artística da Biblioteca Municipal Assis Chateaubriand.
O projeto Uniarte abriu inscrições para interessados de 14 anos ou mais na última quarta-feira (21), e que foram encerradas ao meio dia desta terça (27). Os inscritos, então, compareceram ao Cine Paiaguás nesta terça para participar do processo seletivo, que incluiu atividades de dança, proposta pela coreógrafa Gabriela Arriagada; de teatro, com os atores e produtores Paulo Jordão e Melissa Nascimento; e de música, com o músico Bruno Rodrigo Nogueira. Ao longo do processo, os participantes foram avaliados por uma banca formada por especialistas em arte e cultura, além dos próprios instrutores. Ao final do processo, os participantes puderam, também, mostrar suas habilidades individuais.
A partir da avaliação destes testes, serão definidos os dez contemplados com uma bolsa remunerada, no valor de R$ 200,00 mensais, para integrar o projeto Uniarte. Também serão apontados cinco suplentes. O resultado será divulgado nesta quinta-feira, dia 29 de março, a partir do meio-dia, na página do projeto Uniarte no Facebook, no endereço www.facebook.com/uniarteilha. As aulas começam no dia 03 de abril e serão realizadas às terças e quintas-feiras, das 16h às 19h, no Cine Paiaguás.
AO LONGO DO ANO
As oficinas multidisciplinares oportunizarão ações de difusão da Biblioteca Municipal Assis Chateaubriand, onde o projeto realizará 10 edições da Manhã Literária – uma ação de ocupação artística e cultural em parceria com a Prefeitura Municipal. Crianças que estudam na rede municipal serão contempladas com sessões de contação de histórias, que ocorrerão nas seguintes datas: 27 de abril, 25 de maio, 8 e 29 de junho, 27 de julho, 24 de agosto, 28 de setembro, 19 de outubro, 30 de novembro, e 7 de dezembro.
O projeto culmina com a montagem de um espetáculo teatral inspirado em histórias dos folclores chinês e brasileiro. As apresentações públicas e gratuitas ocorrerão, no final do ano, em Ilha Solteira e mais sete cidades vizinhas das hidrelétricas operadas pela CTG Brasil em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás e Santa Catarina.