Castilho – Paraíso do Pescador e da Pesca Sustentável
- 20 de abril de 2018
- comments
- Portal de Notícias
- Postado em Castilho
- 0
PDTS introduz novo slogan acompanhado de estratégia sólida para conquista da classificação como MIT
A partir deste mês, todos os setores da Prefeitura de Castilho estão autorizados a usar um novo slogan que evidencia a luta municipal para adequar-se à Lei Complementar Estadual no 1.261/15 visando sua classificação como Município de Interesse Turístico.
Neste processo, Castilho passará a investir numa identidade ecologicamente correta, deixando de ser apenas um paraíso da pesca para tornar-se o “Paraíso do Pescador e da Pesca Sustentável”.
Apesar dos céticos não enxergarem aí nada além de uma mudança sem sentido de slogan, a estratégia é ousada e sinaliza os primeiros passos adotados pela Administração e o Conselho Municipal de Turismo para implementar o Plano Diretor de Turismo Sustentável (PDTS), aprovado pela sociedade organizada durante Audiência Pública realizada no mês passado.
O QUE É – O PDTS estampa a estratégia municipal para classificar-se entre os Municípios de Interesse Turístico, contendo análises sistemáticas da nossa realidade atual, potencialidades, infraestrutura e serviços, além de traçar metas para eliminar a pesca predatória em favor do turismo sustentável, atrair mais visitantes e fomentar, inclusive, o turismo interno. O presidente do Conselho Municipal de Turismo, jornalista Sidnei Ferreira (representante das entidades religiosas do município), informou à nossa reportagem que o Plano Municipal de Turismo estará disponível – na íntegra, tanto para download quanto para consulta no novo site da Administração, que deve ir ao ar já na próxima semana. “Estamos disponibilizando o documento [PDTS] online para que a população possa conhecer os próximos passos do Município no setor Turístico e contribuir para sua efetivação, como já tiveram oportunidade de fazer na composição do Conselho, Audiência Pública e na primeira Oficina que realizamos recentemente”, afirmou Ferreira.
Antes de ser encaminhado à Câmara, o planejamento municipal de Turismo foi apresentado ao presidente da Associação Brasileira dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico (AMITur), Jarbas Favoreto, que também integra o Conselho Estadual de Turismo. Favoreto aprovou integralmente a proposta.
Para que todo este planejamento possa sair do papel e atender os requisitos para alcançarmos o título de Município de Interesse Turístico (MIT), a Prefeitura irá investir tanto recursos próprios como verbas obtidas junto aos governos Federal e Estadual, sem abrir mão da possibilidade de firmar parcerias público-privadas com empresas especializadas no setor turístico, de marketing e divulgação.
Em outras palavras, a aprovação do PDTS pela sociedade, Conselho Municipal de Turismo e agora pela Câmara, sinalizam o ponta-pé inicial de Castilho em sua iniciativa de adentrar o cenário turístico paulista de forma definitiva e coordenada, o que não vinha ocorrendo até o momento. O que se viu sobre Turismo em Castilho nos últimos anos foram ações isoladas e sem coordenação, reduzindo significativamente sua importância no cômputo geral para alcançar o tão esperado título de Município de Interesse Turístico e, futuramente, a classificação como Estância Turística Paulista.