A Administração do prefeito Gilson Pimentel (PSDB) seguiu o calendário da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza (vírus da gripe) criado pelo Ministério da Saúde, iniciando a imunização de seus cidadãos nesta segunda-feira, dia 23.
A secretária de Saúde, Ana Aparecida Dias Pedrozo, informou que o cronograma prevê a imunização por ordem prioritária. Portanto, preste bastante atenção ao calendário, local, horários e documentos necessários a seguir:
1. Até o dia 1º de maio serão vacinados os idosos a partir de 60 anos, todos os trabalhadores da área de Saúde e os povos indígenas.
2. A partir do dia 02 de maio será a vez das crianças que tiverem entre 06 meses e menores de 05 anos, das gestantes e das puérperas (até 45 dias após o parto).
3. Do dia 09 de maio em diante, pessoas com doenças crônicas (como o diabetes, por exemplo), todos os professores das redes pública e privada, pessoas privadas de liberdade e jovens com idades entre 12 e 21 anos que estejam sob medida sócio-educativa.
LOCAL: Unidade Básica de Saúde “Anatalício de Oliveira”, das 07 às 17h. Não esqueça de levar a Caderneta de Vacinação!
Ana Pedrozo também disse ao GRUPO PORTAL que está seguindo as etapas adotadas oficialmente pelo Governo do Estado de São Paulo com base nas diretrizes do Ministério da Saúde. A Prefeitura de Murutinga acrescentou ainda que em 12 de maio será o “Dia D” da Campanha Nacional. Portanto, nesta data, todos os grupos de risco que não tiverem sido vacinados nos períodos listados acima terão nova oportunidade.
NO BRASIL – De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina é trivalente, ou seja, protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam por todo o Hemisfério Sul do Planeta no ano passado, incluindo o H1N1 e o H3N2. No Dia D da campanha, 65 mil postos de vacinação estarão abertos em todo o país, sendo 37 mil de rotina e 28 mil volantes, reunindo um contingente de 240 pessoas. O aparato nacional inclui ainda 27 mil veículos terrestres, marítimos e fluviais.
Chama no Whats