Morar em outro país representa o desejo ou, em alguns casos, a necessidade de mudança de vida para muitas pessoas. Para se ter uma ideia, em 2021, segundo dados do Ministério das Relações Exteriores, foram registrados cerca de 4,4 milhões de imigrantes de nacionalidade brasileira vivendo no exterior, o que representa um aumento de mais de 188 mil indivíduos em comparação ao levantamento realizado em 2020.
Apesar de morar em outro país ser a realização de um sonho para muitos brasileiros, os imigrantes têm que lidar com o fato de estarem constantemente longe dos familiares e amigos, o que pode não ser uma tarefa fácil para todos, principalmente quando se trata de crianças e pais.
“Existem muitos desafios na hora de criar um filho em um ambiente cultural diferente. Comunicar-se com médicos, professores e outros profissionais de saúde pode ser difícil quando há uma barreira linguística. Além disso, as práticas de criação de filhos podem variar amplamente entre culturas, incluindo alimentação, disciplina, sono e educação. As mães expatriadas precisam navegar nessas diferenças e decidir quais aspectos adotar ou adaptar”, explica Marília Scabora, psicóloga e fundadora da Comunidade Tribo Mãe (um grupo de acolhimento psicológico e apoio materno a mães expatriadas).
Trabalhar a flexibilidade e a resiliência é com certeza um dos pontos fundamentais durante a mudança para outro país, garante a psicóloga. “A capacidade de se adaptar a novos ambientes, superar obstáculos e lidar com a incerteza é um aspecto valioso que pode beneficiar as mães e seus filhos ao longo da vida.”
De acordo com Marília Scabora, a maternidade expatriada pode ajudar a promover uma maior conscientização e apreciação pela diversidade.”As mães podem transmitir a importância da inclusão, respeito e empatia para seus filhos, criando uma base sólida para que se tornem cidadãos globais conscientes e compassivos. No geral, a maternidade expatriada pode ser desafiadora, mas também oferece a oportunidade de crescimento pessoal, conexões interculturais e uma perspectiva única sobre o mundo. É uma jornada que traz consigo uma série de experiências e aprendizados valiosos tanto para as mães quanto para as crianças”, comenta a especialista.
Fonte: IG
Chama no Whats