O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar nesta quarta-feira (2) a taxa básica de juros (Selic) e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Às 18h de hoje, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC irá divulgar a nova Selic.
Lula disse que Campos Neto não entende de Brasil e “de povo”e que a Selic, atualmente em 13,75% ao ano, “não tem justificativa”.
“Com 4% de inflação ao ano dá para guardar dinheiro embaixo do colchão. Acontece que esse rapaz que está do Banco Central, me parece que ele, não sei do que ele entende, mas ele não entende de Brasil e não entende de povo”, afirmou Lula.
“Esperamos que hoje o Copom tome a decisão que já deveria ter tomado há três reuniões de reduzir a taxa de juros, vamos ver o que vai acontecer”, completou o presidente.
Durante encontro com correspondentes internacionais, no Palácio do Planalto, Lula ainda disse que a economia brasileira vai continuar crescendo apesar dos juros altos.
A expectativa é que o Copom inicie nesta quarta a reversão da curva de juros, mas enquanto mercado financeiro acredita em redução de 0,25 ponto percentual, Lula e integrantes do governo cobram, ao menos, uma baixa de 0,5 p.p.
A última vez que o BC reduziu os juros foi em agosto de 2020, quando a taxa Selic caiu de 2,5% para 2% ao ano (o nível mais baixo da história). Desde então, as altas consecutivas fizeram com que a taxa voltasse ao maior patamar desde 2016.
Atualmente, a taxa de juros real – que desconsidera os efeitos da inflação – está em 9,2% ao ano. São 4,7 pontos percentuais acima da taxa de juros neutra da economia, aquela que não estimula nem desestimula a atividade econômica.
Chama no Whats