Castilho mobiliza-se contra o Suicídio
- 25 de setembro de 2018
- comments
- Jornal Portal de Notícias
- Postado em CastilhoDestaquesSaude e Bem Estar
- 0
Ações conjuntas entre Administração e iniciativas comunitárias estão fazendo grande diferença no alcance do Setembro Amarelo
A comunidade Católica de Castilho e o Rotaract Club do município tem se destacado entre os principais parceiros da Secretaria de Saúde na promoção de atividades alusivas ao mês de conscientização contra o Suicídio. Batizado com o nome de Setembro Amarelo, a campanha tem surtido excelentes resultados em cada ato realizado, segundo a avaliação da secretária de Saúde, Janini Nascimento.
CATÓLICOS – O padre Paulinho, da Paróquia São José, de Castilho, literalmente acendeu os faróis da campanha ao iluminar a torre da igreja matriz com luzes amarelas logo na primeira semana da mobilização mundial. Paralelamente, os fiéis tem se beneficiado de palestras, encontros de grupos, apresentações culturais e atividades desenvolvidas por voluntários, profissionais de saúde, psicólogos e professores. A agenda desta semana, por exemplo, começou com um Encontro promovido entre membros dos grupos “Lírio do Vale” (idosos) e “Chama da Esperança” (bairro Nova York) ocorrido às 14h desta quarta-feira (19) no Salão Paroquial.
Comentando a retomada das ações nesta semana, o Padre Paulinho falou à nossa reportagem: “Hoje ocorreu o encontro de mulheres para a “Terapia do Encontro”. A amizade, o encontro a partilha de vida é o melhor remédio para uma vida equilibrada e saudável, assim não há espaço para a tristeza, depressão e situações mais graves. O encontro ocorreu com muita alegria, após as orações – pois sem espiritualidade não há felicidade – foram realizados sorteios e muitas dinâmicas. Agradecemos demais ao Grupo de Idosos Lírio do Vale da Paróquia São José de Castilho e também ao Grupo de Mães Chama da Esperança do Bairro Nova Iorque”. A partir das 20h desta quinta-feira, a psicóloga Vivian Cristina conduzirá uma palestra e bate-papo com os interessados que se dirigirem ao Salão Paroquial. O tema escolhido são os “Fatores de Proteção Para Conflitos Familiares”. Na sexta (21), a Professora Edileuza Boaventura, o estudante Bruno, da área de Psicologia, e a profissional de Saúde Katynara Rocha conduzirão uma mesa redonda que abordará um assunto que afeta principalmente os adolescentes e jovens em idade escolar: “Bullyng, Cyberbullyng”. O encontro que também acontece no Salão Paroquial, começará às 19h30, e será focado em estratégias para lidar com estas “brincadeiras que machucam a alma”. Todas as atividades são abertas à população em geral.
ROTARACT – Nesta terça e quarta-feira, membros do Rotaract Club de Castilho estiveram na escola estadual “Armel Miranda” durante os períodos matutino e vespertino para concretizarem o projeto “O Valor da Vida”. A iniciativa proposta pela rotaractiana Karine Almeida, de apenas 16 anos, teve como público-alvo os educandos matriculados entre o 7º ano do Ensino Fundamental e o 3º ano do Ensino Médio. Acompanhados pela psicóloga dra. Anna Carolina, eles foram de sala em sala abordando o tema suicídio de forma altamente eficiente, prendendo a atenção dos alunos e os envolvendo em uma dinâmica de grupo que levou à reflexão e troca de experiências entre os alunos. Higor Bonifácio, presidente do Rotaract, acompanhou todas as atividades. Questionado sobre a reação dos adolescentes, ele elogiou: “Eles não apenas participam como também fazem perguntas pra sanarem as dúvidas sobre o mês de prevenção. Além disso, amaram a dinâmica já que muitos se identificam com as perguntas que fazemos durante a mesma”.
Em virtude da agenda dos associados, da psicóloga e do próprio calendário das escolas estaduais, o projeto terá continuidade em outubro, quando será levado aos alunos da EE “Dário Giometti”.
MUNICÍPIO – O tema central do Setembro Amarelo –Prevenção ao Suicídio– faz parte da agenda permanente da Secretaria Municipal de Saúde. Segundo Janini, uma equipe multidisciplinar visita regularmente as escolas do município para auxiliar jovens e adolescentes com vários problemas que resultam não apenas no baixo rendimento escolar, mas também em sua auto-estima e, em casos extremos, podendo levar à tentativa de suicídio. Neste processo, amigos destes alunos, seus pais e professores são analisados para que métodos efetivos de enfrentamento dos problemas sejam alcançados. “Os resultados são excepcionais e nossos profissionais e alunos estão satisfeitos com a abordagem direta, simples e dinâmica”, avalia Janini. As ações preventivas, no entanto, ganharam força neste mês da campanha, com atividades variadas que englobam não apenas os profissionais de Saúde, mas também da Educação, Assistência Social e Cultura, por exemplo. Cada uma destas ações vem sendo amplamente registradas e divulgadas nas redes sociais, maximizando o alcance geral da campanha que objetiva sensibilizar as pessoas para ouvirem e falarem sobre os seus problemas. O balanço final do Setembro Amarelo será divulgado pela Secretaria de Saúde no início do próximo mês. Sobre os parceiros nas diferentes ações promovidas ao longo deste mês, Janini parabenizou e pediu que outros ajudem como puderem, não deixando que esta preocupação com o bem-estar do próximo seja limitado ao intervalo de 30 dias da campanha. “Divulguem nas redes sociais, conversem com seus amigos e familiares, oriente-os a buscarem ajuda e se ofereça para acompanhá-los. Geralmente, a diferença entre a vida e a morte nestes casos está em simplesmente manter-se atento e ouvir as pessoas”, finaliza a secretária.