Fátima anuncia criação de nova Equipe de Estratégia Saúde da Família
- 9 de outubro de 2018
- comments
- Jornal Portal de Notícias
- Postado em CastilhoPolíticaSaude e Bem Estar
- 0
Medida simples e eficiente assegura a cobertura de 100% da área urbana castilhense sem aumentar os gastos do Município com o funcionalismo
A prefeita Fátima Nascimento (DEM) reúne-se a partir das 09h desta quarta-feira (10) com os vereadores do município para tratar de assuntos relacionados à Saúde dos castilhenses.
O encontro com os parlamentares foi agendado pelas equipes de Estratégia Saúde da Família, Agentes Comunitários de Saúde e pela Secretária da pasta, Janini Nascimento com a intenção de apresentar os trabalhos desenvolvidos por cada equipe nas inúmeras campanhas e ações de prevenção.
A reunião também foi escolhida pela prefeita Fátima para anunciar a criação da 6ª equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF) na área urbana de Castilho. A medida havia sido solicitada à Administração pela base de sustentação do Governo na Câmara. “A prefeita nos encaminhou a sugestão feita pelos vereadores, nós estudamos a proposta e concordamos com sua viabilidade para dinamizar os trabalhos e atingir 100% de cobertura na área urbana do município”, explicou Janini.
Em entrevista ao JORNAL PORTAL DE NOTÍCIAS, Fátima antecipou que a nova equipe deve iniciar os trabalhos oficialmente dentro de 20 dias. Ao longo deste período, a casa escolhida para sediar os trabalhos do grupo comandado pela Enfermeira Rafaela Juviliano, passa pelas últimas obras de adaptação. Localizado no bairro Alvorada, o imóvel será o centro de comando das atividades diárias de Rafaela, 08 Agentes Comunitárias de Saúde, 01 auxiliar de enfermagem, 01 atendente e 01 estagiário. Do ponto de vista estratégico, a localização desta nova sede é importante por inserir a nova equipe no meio de seu público alvo, entregando uma base de atendimento à Saúde aos moradores da única parte da área urbana castilhense até agora desprovida deste benefício.
Janini antecipou que o credenciamento da equipe já foi solicitado ao Ministério da Saúde e acrescentou que, além destes 06 grupos, o município ainda tem direito à criação de outras 03 ESFs se julgar necessário.
Além da finalização da nova sede, o prazo de 20 dias fixado pela prefeita Fátima também servirá para que a Enfermeira Rafaela Juviliano termine o mapeamento da área de atuação de sua equipe, delimitando o público alvo de suas ações. Uma das mudanças no quadro geral de cobertura urbana diz respeito ao condomínio Housome, que a partir de agora faz parte da UBS Laranjeiras e passa a contar com uma agente comunitária própria. Esta área será assumida pela ACS Ana Paula Costa, completando a equipe ESF Laranjeiras. “Com esta divisão, conseguiremos atender as áreas que estavam sem cobertura e que a população cobrava que tivesse Agente de Saúde próprio”, afirma Janini.
As mudanças que Fátima anunciará amanhã não implicarão em novas contratações e aumento do quadro funcional da Prefeitura. Segundo a secretária de Saúde, uma reestruturação interna das equipes e das áreas de cobertura é suficiente para que esta medida sugerida pela Câmara seja adotada. “A criação desta nova ESF é necessária em virtude do crescimento dos bairros urbanos do município. A reorganização das equipes e das áreas possibilita a cobertura de 100% de nossa zona urbana”, explicou. Desta forma, a equipe de Agentes Comunitários de Saúde (EACs) que atualmente conta com 17 agentes, será dividida ao meio, possibilitando o atendimento de um número maior de famílias.