A comunidade católica castilhense prepara-se ansiosamente para mais uma data litúrgica festiva que acontece neste domingo (25), na Igreja Matriz São José. Durante a Missa, eles celebrarão a Festa de Cristo Rei, cujo reinado não é desse mundo.
Para aqueles que não são sabem, o padre Paulinho explica o que é a comemoração: “Esta data se coloca no final do ano litúrgico e no início de um novo tempo. Este novo tempo na liturgia católica é chamado de Advento, ou seja, tempo de espera. Nele ocorre uma preparação para o Nascimento de Jesus no berço do mundo – o Natal”.
O pároco esclarece que durante este período, toda liturgia é voltada para esse tempo. “Dentro das igrejas surgem quatro velas envolvidas por uma coroa de ramos verdes – que chamamos de coroa do advento. A cada domingo uma vela é acesa (verde, roxa, rosa e branca) como sinal de espera”.
No mesmo intervalo de tempo, ocorrem as tradicionais Novenas de Natal, realizadas nas casas das famílias. Nestas ocasiões, os fiéis entoam cantos antigos, fazem celebrações penitenciais, enfeitam suas casas com guirlandas nas portas, montam belos presépios que retratam a primeira vinda de Cristo.
“É tudo muito bonito e sentimos realmente o significado do que se costuma chamar de ‘Espírito Natalino’. Tudo isso passa a ocorrer após esta Festa de Cristo Rei no dia 25 de novembro, há exato um mês do Natal”, finaliza padre Paulinho.
A Festa de Cristo Rei começa às 08h com a realização da Missa de 1ª Comunhão e atinge seu ápice na Missa das 19h30, quando ocorre o Envio dos Missionários Visitadores.
Chama no Whats