Quantas vezes você se deparou com postagens feitas nas redes sociais relatando aparições de cobras, ratos, baratas, escorpiões, caramujos e infestações de pernilongos que podem transmitir diversas doenças e levar à morte sem o pronto atendimento?
Pois é. Elas são muitas, apesar das incontáveis campanhas de conscientização, orientação, arrastões, palestras e várias outras ações coordenadas pelas equipes de Estratégia da Saúde da Família e da Sala de Controle e Monitoramento da Dengue.
Dizer: “eu não sabia” é impossível, já que as orientações para impedir a proliferação de insetos e animais nocivos à saúde estão em toda parte: escolas, TVs, rádio, internet, jornais e revistas, outdoors, faixas, cartazes, panfletos e nas visitas dos Agentes às residências.
Mas o fato é que o problema se arrasta há décadas, obrigando as autoridades a adotarem medidas de contenção que parte considerável da população ainda assim não reconhece.
Após campanhas e arrastões diversos realizados no município de outubro para cá e também a determinação para que as lagoas de tratamento fossem devidamente limpas, a Prefeitura se viu obrigada a apelar para a aplicação de veneno nos quatro cantos da cidade, visando eliminar os mosquitos ativos que transmitem dengue, chikungunya, zika e leishmaniose.
Apesar destes esforços, os casos suspeitos e confirmados de dengue, por exemplo, continuam aumentando, preocupando autoridades e superlotando os serviços de saúde.
SUGESTÃO – Ciente de todos estes fatos, esta semana o vereador e presidente do Legislativo castilhense, Sebastião Reis de Oliveira (o “Tião Japonês”, do DEM) encaminhou à Prefeitura um pedido especial que pode contribuir para a redução de vários destes problemas: a limpeza regular e dedetização dos bueiros da cidade!
“Evidente que esta ação por si só não resolve o problema, mas ajuda a eliminar parte dele. A outra – e mais importante, continua sendo da população, que é a eliminação dos focos e criadouros destes insetos e animais. Enquanto não houver conscientização, estes problemas continuarão batendo às nossas portas”, afirmou o autor da Indicação 14/19.
No documento enviado à Prefeitura, Tião ressalta e elogia o trabalho da Secretaria de Saúde, não deixando de mencionar a necessidade dos cidadãos aderirem a hábitos saudáveis de manter quintais e vias públicas limpas para sua própria segurança e saúde.
Chama no Whats