A Missa da Quarta-Feira de Cinzas será celebrada pelos católicos castilhenses na noite do próximo dia 06 de março, na Paróquia São José. A comemoração terá início às 19h, marcando também o começo da Campanha da Fraternidade deste ano de 2019.
A campanha da fraternidade deste ano tem como tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça”, baseado no livro bíblico de Isaías 1:27.
Com este tema, a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), busca estimular a participação popular em Políticas Públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais de fraternidade. Deste modo, a Campanha da Fraternidade tenciona conhecer como são formuladas e aplicadas as Políticas Públicas estabelecidas pelo Estado brasileiro.
A elaboração do texto-base deste ano contou com a participação e contribuição de vários especialistas e pesquisadores, bem como com a consulta a lideranças de movimentos e entidades sociais. Dividido no método ver, julgar e agir, o subsídio aponta uma série de iniciativas que ajudarão a colocar em prática as propostas incentivadas pela Campanha.
A participação da sociedade no controle social das Políticas Públicas é outro tema em destaque no texto-base. “Política Pública não é somente a ação do governo, mas também a relação entre as instituições e os diversos atores, sejam individuais ou coletivos, envolvidos na solução de determinados problemas”, afirma o secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Steiner.
Subsídios – Além do texto-base, outros materiais foram produzidos para dar apoio nesta missão: círculos bíblicos, que trazem aprofundamento da Palavra de Deus; sugestão de celebração ecumênica, para reunir pastores e representantes de outras Igrejas na preparação desse evento; a Cartilha Fraternidade Viva, rodas de conversa com a perspectiva de aprofundar-se no tema e a vigília eucarística e celebração da misericórdia.
Também pensando nos jovens, a Comissão para a Juventude da CNBB preparou um material que é direcionado à juventude das diversas realidades eclesiais, para que sejam contagiados pela Luz de Cristo. Aos educadores, por ter um papel fundamental na sociedade, fazendo com que os educandos sejam sempre esclarecidos sobre a sua realidade e as possibilidades de melhor desenvolver a sociedade, foi preparado subsídios para o Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e Ensino Superior.
Chama no Whats