A Câmara de Castilho aprovou na última quinta-feira (07) um Requerimento onde o vereador Ailton Pereira de Souza (PV) defende a necessidade de reconstrução da Pista de Atletismo no Estádio Municipal “Valdomiro de Souza Aguiar”.
A intenção do parlamentar é retomar este esporte que já rendeu muitas conquistas para Castilho em competições escolares e oficiais através de representantes como os saudosos “Benê” e Fernando Fernandes, além do maratonista Carlos “Sabê”. Por décadas, estes atletas e também os alunos da rede estadual de ensino utilizaram a antiga pista de atletismo do Estádio em seus treinamentos, tornando-se excelentes competidores em várias modalidades de corridas, salto em distância, etc..
Os últimos registros da antiga pista do Estádio são anteriores à reforma realizada pela Prefeitura há cerca de 17 anos, como nesta foto registrada por Marco Apolinário em 05 de janeiro de 1987, quando “Sabê” se preparava para representar Castilho em uma grande competição estadual.
Importância deste esporte – O atletismo figura entre os esportes mais baratos do mundo, demandando pouco investimento, largo alcance social e grandes destaques em suas várias modalidades. Em geral, suas provas são realizadas dentro de estádios fechados, em provas importantes como as corridas de 100 até 10.000 metros; com ou sem obstáculos (apenas até 3.000 metros); revezamentos; saltos em distância ou em altura; arremessos e lançamentos, além dos decatlos e heptatlos.
Uma vez construída a pista e áreas para saltos, adquiridos os obstáculos e itens para salto ou arremesso, o Município só precisará fazer manutenção rotineira do espaço – que também não demanda grandes custos e, dependendo da política esportiva adotada, fornecer itens como tênis, uniformes e agasalhos para os atletas cujas idades são amplas e envolvem ambos sexos.
Em seu Requerimento, Ailton destacou os outros dois aspectos fundamentais que justificam qualquer investimento nas atividades esportivas: sua enorme contribuição para a saúde física e mental dos atletas, além do trabalho social e preventivo que os afasta da ociosidade e vulnerabilidade às drogas lícitas e ilícitas, vandalismo, etc..
Chama no Whats