O presidente da Câmara Municipal de Castilho, vereador Sebastião Reis de Oliveira (Tião Japonês, DEM), agendou para a próxima semana uma importante reunião com a prefeita Fátima Nascimento. No encontro, ele defenderá a proposta de alteração numa categoria do funcionalismo público efetivo capaz de resolver uma disparidade que envolve as funções e salários de aproximadamente 12 servidores na atualidade.
A sugestão de mudança já foi enviada oficialmente por ele esta semana através do Requerimento 059/19, que solicita à Prefeitura que faça uma nova reestruturação de cargos, eliminando as funções de “Agente Administrativo” e “Agente Administrativo I”, transferindo os atuais ocupantes destas funções para o cargo de “Agente Administrativo II”.
A justificativa de Tião para este pedido é realmente plausível. A diferença de funções entre estes cargos é quase imperceptível. “Estudando as atribuições de cada cargo, percebi que elas são muito semelhantes e, na prática, no desempenho do trabalho do dia a dia desses funcionários, é notória essa semelhança, chegando a confundir que cargo cada um deles ocupa”, argumenta o presidente.
Mas não é apenas o “título” da função que motivou o pedido de Tião. Ainda conforme os estudos feitos pelo presidente sobre o assunto, “a maior divergência está no salário, onde desempenham o mesmo tipo de serviço, mas recebem salários diferentes”.
Num bate-papo com nossa reportagem, Tião explica que esta diferença nos salários não é algo que se possa ignorar. “A mudança que estou sugerindo para corrigir esta possível falha que causa descontentamento nesta categoria, atinge diretamente 12 funcionários, cuja diferença entre o menor e o maior salário, chega a pelo menos R$ 360,00/mês.”
A data da reunião entre presidente e prefeita para discutir este tema ainda não foi anunciada, pois depende das lacunas nas agendas dos dois principais chefes de poder do Município.
Chama no Whats