Veja como fazer uma reclamação de sua operadora para a Anatel pela internet
- 11 de abril de 2019
- comments
- Jornal Portal de Notícias
- Postado em BrasilInformática e Tecnologia
- 0
Nos últimos tempos, o Brasil até recebeu algumas melhorias nos serviços de telefonia, internet e TV a cabo. Entretanto, mesmo com tantas regras impostas para regularizar os serviços e as empresas por trás deles, os clientes ainda acabam enfrentando dificuldades por acordos não cumpridos, qualidade do serviço, prazos expirados e outros problemas.
Desde a semana passada, Castilho e outras cidades da região, por exemplo, têm feito dezenas de reclamações sobre instabilidades no sinal da TIM, prejudicando negócios, contatos com a família e amigos, contatos de pacientes pelos serviços de saúde e uma variedade de outros problemas semelhantes.
Se você tem um problema destes e a sua operadora não está resolvendo a situação, um dos caminhos a seguir é fazer uma reclamação formal para a Anatel, que é responsável por regularizar os serviços prestados por empresas das áreas de telecomunicações. A seguir, veja como realizar uma reclamação de um serviço com a Anatel pela internet:
Antes de falar com a Anatel
Apesar da Anatel ajudar os clientes a terem suas solicitações atendidas pelas operadoras, antes é preciso entrar em contato com quem lhe fornece o serviço. Isto se torna necessário para que você possua um número de protocolo referente ao chamado feito, onde ficam as informações relacionadas ao seu problema.
Este número de protocolo é obtido com o suporte da sua operadora, que geralmente possui atendimentos por diversos meios como por seu site, telefone, aplicativos para celular etc. Então, antes de começar, lembre-se de já ter este número em mãos.
Fazendo a reclamação online
O caminho mais fácil para realizar uma reclamação para a Anatel fica por conta de seu site oficial. A seguir, veja como prosseguir para fazer a sua reclamação:
- Acesse este link e clique em “Registre sua reclamação”;
2. Se você já possui um cadastro, prossiga com o login. Caso contrário, clique na guia “Ainda não sou cadastrado” e preencha o formulário. Para ele serão necessários alguns dados básicos como o CPF, nome completo e endereço;
3. Feito o login, clique em “Fale conosco”;
4. Leia os termos de responsabilidade e, estando de acordo, prossiga;
5. Clique em “Registrar solicitação”;
6. Escolha a opção “Reclamação”. Caso se encontre em outra situação, veja o tipo de solicitação mais adequado para você;
7. Na nova tela, escolha a opção “Iniciar registro”;
8. Selecione o tipo de serviço com o qual está tendo problema;
9. Verifique na lista em qual caso você se enquadra e clique em “Escolher”. Na próxima tela, mais uma vez, verifique em qual caso você se enquadra e clique em “Escolher”;
10. Preencha os campos com as informações e com a reclamação. Clique em “Finalizar registro”;
11. Caso tenha algum anexo para ajudar no caso, você pode enviá-lo neste momento.
Acompanhando o caso
Depois de ter realizado a reclamação junto a Anatel, a sua operadora tem 5 dias úteis para lhe dar uma resposta sobre o caso. Além disto, você também pode acompanhar o caso pelo próprio site da Anatel, seu aplicativo para smartphones ou pelo número 1331.
Se a resposta dada por sua operadora ainda não for a solução ideal, ao acessar mais uma vez o site da Anatel, você tem até quinze dias para reabrir a reclamação e recomeçar o processo. Durante o processo, lembre-se que a Anatel facilitará este contato, mas quem lhe dará uma resposta e entrará em contato com você ainda é a operadora que você contratou.