Igreja vai restaurar ou substituir imagem de São José na principal entrada de Castilho
- 24 de abril de 2019
- comments
- Jornal Portal de Notícias
- Postado em CastilhoReligião
- 0
O padre Paulo Sérgio Martins confirmou em entrevista concedida ao JORNAL PORTAL DE NOTÍCIAS, que a comunidade católica castilhense pretende restaurar ou, dependendo das condições financeiras, substituir a imagem atual de São José. O monumento ao padroeiro do município está instalado há anos na primeira rotatória da principal via de acesso a Castilho.
Além de restaurar ou substituir o monumento, a Igreja também irá revitalizar a área onde ele se encontra. Para que isso aconteça, a Prefeitura de Castilho acatou pedido da paróquia local e enviou à Câmara um projeto de Lei que autoriza o uso daquele espaço pelos próximos 30 anos. O Projeto foi aprovado pelos vereadores na semana passada e já se encontra em vigor.
Porém, as obras ainda não começaram. Segundo Padre Paulinho, neste próximo dia 1º de Maio (data em que se comemora o dia de São José Operário), haverá uma procissão saindo da rotatória onde se encontra o monumento ao padroeiro com destino à igreja Matriz, onde ocorrerá a Santa Missa festiva em sua honra.
“Nesta ocasião a comunidade depositará na rotatória do monumento a pedra fundamental para a revitalização da área do monumento, com a colocação de uma nova base para a estátua de São José”, antecipa o padre.
A Lei aprovada pela Câmara também autoriza a Igreja a remover o poste de iluminação existente no local, permitindo que o monumento seja centralizado em sua nova base que deverá ter cerca de 1m80 de altura. Quando a revitalização do monumento ou sua substituição tiver sido concluída juntamente com o novo projeto paisagístico, o espaço também receberá nova iluminação.
Ainda sobre a construção do novo monumento, Padre Paulinho acrescenta outros detalhes: “Ao redor da base surgirão símbolos e elementos que remetem à características históricas e naturais próprias do município de Castilho, como os rios que cortam a cidade e seus peixes. Como sinais históricos, os migrantes e imigrantes que fizeram a história da cidade”.
O início oficial das obras está previsto para o final do mês de maio e, embora já exista um projeto para a construção, não é possível estimar o valor da revitalização, uma vez que a obra dependerá das doações de pessoas sensibilizadas com a beleza, a história e a religiosidade da cidade.
Sobre a participação da comunidade neste projeto, Padre Paulinho informou à nossa redação que dois “livros ouro” já estão à disposição para as doações de qualquer valor. Enquanto um destes livros permanece na Secretaria da Paróquia, o outro está com o paroquiano Hilário Prates de Medeiros, que está auxiliando na arrecadação.
Outra possibilidade de contribuir com o projeto é o fornecimento de mão de obra e materiais. A este respeito, Padre Paulinho informou que comunicará aos fiéis quais serão os procedimentos para o trabalho quando for iniciada a obra.
SUBSTITUIÇÃO – “Verificando a estátua atual de São José, notamos que ela se encontra em bom estado, necessitando da restauração da mão do menino Jesus e do lírio de São José, que estão quebrados”, disse o pároco. Não obstante, ele não descarta a possibilidade da mesma ser substituída por um novo ícone. “O ideal seria adquirir uma estátua nova, talvez em metal. No entanto, se não for alcançado valor suficiente para a aquisição de uma nova estátua, será utilizada a mesma após sua restauração”, finalizou.
LEGENDA: Valor da obra ainda não foi definido, mas fiéis já podem contribuir através de Livro Ouro, prestação de serviços e até mesmo doação de materiais