Escolas municipais de Ilha superam meta em avaliação do SARESP
- 22 de maio de 2019
- comments
- Jornal Portal de Notícias
- Postado em DestaquesEducaçãoIlha Solteira
- 0
As provas realizadas pelo Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP), na rede municipal de ensino de Ilha Solteira rendeu ao município outra grande conquista: a meta estabelecida para o período de 2018 foi superada. A meta era atingir 4,99, mas os alunos da rede atingiram, em média, 5,85, segundo divulgou a assessoria de Imprensa do Município.
O SARESP é aplicado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo com a finalidade de produzir um diagnóstico da situação da escolaridade básica paulista, visando orientar os gestores do ensino no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade educacional.
Em Ilha Solteira, a avaliação foi aplicada para alunos do 3º e do 5º ano do ensino fundamental, que tiveram seus conhecimentos avaliados por meio de provas com questões de Língua Portuguesa e Matemática. As provas foram aplicadas em 2018 e o resultado divulgado agora. “O resultado que alcançamos mostra a seriedade do trabalho que estamos desenvolvendo. A meta foi superada em todas as unidades avaliadas”, disse a secretária de Educação, Fernanda Momesso.
As três escolas da rede municipal de Ilha Solteira que participaram da avaliação – Aparecida Benedita Brito da Silva, Lúcia Maria Donato Garcia e Paulo Freire, conseguiram notas acima da meta estabelecida. A maior nota foi obtida pelos alunos da ABBS (6,20), mas foi a Lúcia Maria Donato Garcia que mais cresceu, saindo de 4,82 para 5,87.
“Em 2018, quase atingimos a meta traçada para 2019, que é de 5,95. Para este ano, com os investimentos que vem sendo feitos, com a adoção de material apostilado, e os esforços da nossa equipe e dos alunos, acreditamos que chegaremos à média 6, o que é excelente”, afirmou Fernanda.
O desempenho das unidades escolares no SARESP também é utilizado para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp). O índice, que é um dos principais indicadores da qualidade do ensino paulista, foi criado em 2007 e estabelece metas que as escolas devem alcançar ano a ano.
Confira abaixo o desempenho individual de cada escola ilhense:
- ABBS – 2017 (5,59) 2018 (6,20)
- Lúcia Maria Donato Garcia – 2017 (4,82) 2018 (5,87)
- Paulo Freire – 2017 (4,99) 2018 (5,46)
META MUNICIPAL – O prefeito Otávio Gomes (DEM) comemorou as notas alcançadas pelos alunos da rede municipal de ensino, destacando os investimentos que vem sendo feitos na Educação e reafirmando que a meta é igualar ao setor privado.
Este ano a Prefeitura, através da Secretaria de Educação, doou uniformes para todos os alunos e adotou material apostilado na rede municipal. Além disso, carteiras e cadeiras foram trocadas em todas as unidades e todas as salas foram climatizadas.
“Nós olhamos para as escolas privadas e questionamos ‘porque não termos a mesma qualidade na rede municipal de ensino’?. A nossa meta é essa! Quem sabe, até ultrapassar o setor privado e transformar nossa Educação em um orgulho para a cidade, para as nossas crianças. Por este motivo estamos investindo em melhorias na Educação, que resultarão, com certeza, em um futuro melhor para as crianças”, disse Otávio Gomes.
Com os investimentos, Otávio acredita que os resultados alcançados pela rede municipal na próxima avaliação do SARESP, serão ainda melhores.