Centenas de famílias católicas castilhenses sairão às ruas em procissão às 15h desta quinta-feira para celebrar o Corpo de Cristo, festa religiosa que tem por objetivo lembrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. O Corpus Christi acontece sempre 60 dias após o Domingo de Páscoa.
Logo após a procissão, haverá a missa dentro da Igreja Matriz São José. A celebração envolve também a tradição de enfeitar ruas e avenidas por onde os fiéis caminham em uma procissão onde é conduzido pelo padre Paulinho, o Santíssimo Sacramento.
Esta tradição de enfeitar ruas e avenidas começou pela cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais. Já a celebração de Corpus Christi em si, foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de Setembro de 1264.
A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.
Chama no Whats