Preocupado com os riscos de acidentes da estrada intermunicipal que liga os municípios de Castilho e Nova Independência (SPV-8), o presidente da Câmara Municipal de Castilho, vereador Sebastião Reis de Oliveira (Tião Japonês, DEM), encaminhou um pedido especial à prefeitura defendendo a necessidade de reparos na ponte localizada a poucos metros de um entroncamento que demanda ao bairro Pontal.
Segundo Tião, um grave acidente ocorrido nesta ponte recentemente, acabou danificando parte de sua estrutura, comprometendo a segurança dos inúmeros veículos que passam por ali diariamente.
Em defesa de seu pedido, o presidente do Legislativo listou uma série de outros problemas que esta estrada oferece aos motoristas, como a ausência de acostamento em parte considerável do percurso desta estrada e o fato da ponte ser demasiadamente estreita, dificultando a passagem segura principalmente dos caminhões de cana e maquinários agrícolas que trafegam por ali. “Nessa, ponte, dependendo do tamanho dos veículos, só é possível a passagem de um veículo por vez”, afirmou.
A responsabilidade sobre reparos e manutenções nas estradas denominadas “SPV” é motivo de divergência entre inúmeras prefeituras paulistas e o Governo do Estado. Enquanto DER e Prefeituras continuam neste infindável jogo de empurra-empurra, em todos os municípios do Estado, estas estradas vão se deteriorando e colocando em risco o transporte de cargas e passageiros.
Por este motivo, no documento encaminhado à prefeita Fátima Nascimento (DEM), Tião pede que a Administração contate o órgão responsável (DER) visando um entendimento para solucionar o problema desta ponte, recuperando sua estrutura e evitando possíveis novos acidentes.
De acordo com os arquivos de notícias registrados nas últimas décadas pela imprensa regional, o último reparo realizado nesta ponte mencionada por Tião aconteceu no final de 2011, quando o então prefeito Antônio Carlos Ribeiro determinou que servidores públicos fizessem reparos na cabeceira da mesma “seguindo orientações técnicas do DER” (confira reportagem da época: http://jfolharegional.com.br/mostra.asp?Noticias=12479).
Chama no Whats