Divulgada lista de vencedores do Concurso de Redação da Campanha Junho Verde
- 22 de julho de 2019
- comments
- Jornal Portal de Notícias
- Postado em Meio AmbienteMurutinga do Sul
- 0
O Departamento de Meio Ambiente da prefeitura de Murutinga do Sul divulgou na última semana a lista de alunos vencedores do concurso de redação realizado durante a campanha JUNHO VERDE. Promovido na Escola Estadual “Padre Anchieta”, o concurso teve como tema a COLETA SELETIVA.
Conheça abaixo quem foram os vencedores escolhidos pelos professores da Unidade Escolar, e o conteúdo de cada redação:
Concurso de Redação – 1º Lugar
Autor: Victor Hugo Marin da S. Santos (9º A – Escola Estadual Padre Anchieta)
Orientadora: Professora Maria das Graças Rodrigues Barbosa de Oliveira
Tema:Coleta Seletiva
Porque Fazemos Isso Com O Nosso Lar?
A coleta seletiva é uma iniciativa a favor do meio ambiente. É bom que todos tenham consciência do que pode acontecer se o ser humano continuar poluindo.
O acontecimento global é uma das principais consequências, além de muitas espécies que são vítimas da poluição, por exemplo, a tartaruga que confunde lixo com comida e acaba morrendo por intoxicação.
Se muitos seres acabarem indo à extinção, trará consequências ruins a todos. Como exemplo, as abelhas, um dos seres mais importantes do planeta, cujo desempenho é polinizar as flores, está quase entrando em risco de extinção por causa das queimadas, venenos e poluição.
A coleta seletiva é um bom meio de começar a tomar providências e tirar os lixos do solo e das águas, reaproveitar e evitar de retirar recursos da natureza.
Mas, isso não é o bastante, muitas pessoas não respeitam esse tipo de coleta e muitas não a fazem.
Portanto, se um dia, um ser mais evoluído que o ser humano chegar ao planeta Terra, vai pensar que os que habitam são seres que não conseguem pensar, pois destroem seu próprio lar.
Concurso de Redação – 2º Lugar
Autor: André Emanuel Ferreira Lopes (9º B – Escola Estadual Padre Anchieta)
Orientadora: Professora Maria das Graças Rodrigues Barbosa de Oliveira
Tema: Coleta Seletiva
Um Povo Consciente Separa e Recicla Seu Lixo
Desde o dia de dois de agosto do ano de dois mil e dez, está em vigor a lei que torna obrigatória a coleta seletiva e impõe obrigações ao estado, empresários e cidadãos sobre a destinação e o tratamento do lixo.
A Coleta seletiva é um tema que não recebe devida importância por culpa da desinformação do povo e falta de medidas de incentivo por parte do governo. A educação também deve ter função nesse assunto, para que desde jovens, as pessoas aprendam que os resíduos sólidos devem ser devidamente descartados.
Quando se trata de coleta de resíduos sólidos por parte de trabalhadores públicos (coletores), a coleta seletiva tem um papel de grande importância na preservação da integridade física do trabalhador, pois evita que a pessoa possa se ferir com algum tipo de metal enquanto achar que está coletando apenas papel, ou outro tipo de material que não apresenta riscos.
Ao se referir a reciclagem, a coleta seletiva também se mostra de grande auxilio, pois, algumas matérias passam por diferentes processos de reciclagem para poder ser reutilizados, por isso, se os resíduos forem separados corretamente, podemos evitar acidentes com maquinas e também custos desnecessários.
Portanto, a educação é a maior chave para que a nossa sociedade se torne mais consciente e mais limpa, mas uma mudança no sistema de políticas públicas também seria efetiva.