Atualização do CadÚnico na área urbana começa no início de agosto
- 26 de julho de 2019
- comments
- Jornal Portal de Notícias
- Postado em CastilhoDireito do TrabalhadorSocial
- 0
Atualização do Cadastro Único é obrigatória para quem já recebe ou deseja receber benefícios de programas sociais como o Bolsa Família, por exemplo
Atendendo determinação da Prefeita Fátima Nascimento (DEM), o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) anunciou esta semana as datas para retirada de senhas para atualização de dados cadastrais no Cadastro Único para as famílias que residem na área urbana do município.
As senhas poderão ser retiradas a partir das 08h dos dias 1, 2 e 5 de agosto, na própria sede do CRAS, localizada no cruzamento da Avenida Presidente Vargas com Duque de Caxias, no bairro Laranjeiras.
A atualização do CadÚnico (como também é conhecido) é obrigatória para todos os cidadãos que já recebem ou que pretendem pleitear benefício de qualquer programa social mantido pelo Governo Federal, como o Bolsa Família, por exemplo.
Para retirar a senha, é preciso levar consigo o RG, um comprovante de residencia atual e o cartão do Bolsa Família (se for beneficiário). Além disso, é preciso estar atento tanto às datas quanto ao horário de funcionamento do setor, que é das 08 às 11h e das 13h às 16h.
Fabiano Ferreira de Souza, Gestor do Programa Bolsa Família no município, acrescenta dois comunicados importantes ao anúncio feito nesta semana. O horário máximo de atendimento nos dias agendados para a área urbana pode ser reduzido caso a quantidade de senhas disponíveis diariamente já tenham sido retiradas. Portanto, a recomendação é que não deixem para a última hora, evitando transtornos desnecessários.
O outro aviso é direcionado às famílias da zona rural que já recebem o Bolsa Família e que, por algum motivo, ainda não renovaram seus cadastros ou estejam com o benefício suspenso: Eles também devem comparecer ao CRAS neste mesmo período para retirar a senha e evitar o cancelamento dos repasses recebidos do Governo Federal.
Fora este caso específico mencionado acima, as senhas não serão entregues a famílias da área rural, já que o agendamento deles está sendo realizado pelo CRAS com datas pré-definidas e anunciadas antecipadamente em cada área a ser atendida.
O QUE É E PORQUÊ ATUALIZAR
“O cidadão que mantém o CadÚnico em dia, poderá ter acesso ao Bolsa Família, Renda Cidadã, Ação Jovem, Viva Leite e quaisquer cursos oferecidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania. Portanto, ele é indispensável na busca destes benefícios”, afirma Fabiano.
O CadÚnico é um sistema de informações do Governo Federal. Esse serviço guarda dados pessoais e de condição de vida de famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza.
Além de abrigar informações sobre milhares de famílias brasileiras, o Cadastro Único tem facilitado o processo de cadastramento nos programas sociais. Por isso, é tão importante manter o cadastro sempre atualizado.
“Essa atualização cadastral deve ser realizada sempre que ocorrer alguma mudança na família, como por exemplo, a mudança de casa ou nascimento de um filho. É importante, mesmo que não tenha ocorrido nenhuma mudança, que o cadastro seja atualizado a cada 2 anos”, complementa Fabiano.
No CadÚnico, são consideradas famílias de baixa renda aquelas que ganham até meio salário mínimo por pessoa ou até 3 salários mínimos de renda mensal total. Para realizar o cadastro é necessário apresentar alguns documentos pessoais, como por exemplo, o RG, CPF e certidão de estado civil.