Desde 2018, a prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto vem recebendo visitas monitoradas de diversos segmentos da sociedade que aprendem durante o passeio, a importância de aplicar medidas ecologicamente corretas nas construções urbanas, gerando economia e significativos benefícios ao meio ambiente.
De acordo com a Assessoria de Imprensa do Município, estas visitas são coordenadas pela Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Abastecimento, que trabalha em conjunto com diversos setores da municipalidade com o objetivo de expandir os conceitos utilizados na reforma do Eco Paço Municipal.
As visitas monitoradas à sede do Poder Executivo tem como estratégia um roteiro que passa por todos os locais de reestruturação, abordando desde os aspectos estruturais, como investimentos em iluminação com lâmpadas de menor consumo, ventilação natural, equipamentos de menor consumo, redução de áreas impermeabilizadas, até mudanças na rotina, tais como separação de resíduos, uso restrito de copos descartáveis, adoção de rascunho, banner informativo em pontos estratégicos, dentre outros.
Na semana passada, foi a vez de um grupo de jovens que integra o Interact Club do município conhecer o local e visitar as estruturas implantadas. “O objetivo destas visitas é demonstrar ao cidadão que até mesmo pequenas reformas podem promover economia, conforto e benefícios ao meio ambiente, bem como podem ser realizadas em suas construções comerciais e residenciais”, ressalta a Secretaria de Meio Ambiente pereira-barretense.
Entre os destaques apresentados aos visitantes está o aumento considerável nas áreas verdes introduzidas no Eco Paço, com calçadas ecológicas que favorecem a absorção das águas das chuvas tornando o ar mais refrescante e reduzindo a impermeabilização do solo. Esta é apenas uma das muitas medidas que podem ser aplicadas às residências e comércio, proporcionando leveza à estrutura física do imóvel e contribuindo com o meio ambiente.
Ao termino de cada visita, os cidadãos retornam aos seus lares com conhecimento suficiente para promover mudanças significativas em suas próprias residências, gerando economia.
Chama no Whats