No dia 12 deste último mês de agosto, a comunidade presbiteriana brasileira comemorou 160 anos de sua fundação no país. A Igreja Presbiteriana do Brasil é a mais antiga denominação reformada do país, tendo sido fundada pelo missionário americano Ashbel Green Simonton (1833-1867), que aqui chegou em 1859.
“A Igreja Presbiteriana do Brasil é uma federação de igrejas que têm em comum uma história, uma forma de governo, uma teologia, bem como um padrão de culto e de vida comunitária. Historicamente, a IPB pertence à família das igrejas reformadas ao redor do mundo, tendo surgido no Brasil em 1859, como fruto do trabalho missionário da Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos”, explicou ao JORNAL PORTAL DE NOTÍCIAS o Reverendo Wesley Scandiuzzi, da Igreja Presbiteriana do Brasil de Ilha Solteira.
Na cidade de Ilha Solteira, a Igreja Presbiteriana do Brasil está há 36 anos constituída como Igreja organizada. “Nossa missão é ser uma igreja missionária que atua na sociedade levando o evangelho de Cristo e praticando boas obras em favor daqueles que sofrem. Acreditamos que os valores das Escrituras Sagradas podem contribuir para termos uma sociedade melhor e, assim, promover a Glória de Deus”, completa Scandiuzzi sobre o papel desempenhado pela comunidade presbiteriana não só em Ilha Solteira, mas em todo o país.
RIQUEZA HISTÓRICA – As origens históricas mais antigas do presbiterianismo remontam aos primórdios da Reforma Protestante do século XVI. Como é bem sabido, a Reforma teve início a partir de 1517, com os questionamentos feitos pelo monge alemão Martinho Lutero (1483-1546), sobre o catolicismo medieval. Em pouco tempo, os seguidores desse movimento passaram a ser conhecidos como “luteranos” e a igreja que resultou do mesmo foi denominada Igreja Luterana.
Chama no Whats