Onda de Vandalismo? “Piscina Pública” é alvo de novo ataque na madrugada
- 20 de setembro de 2019
- comments
- Jornal Portal de Notícias
- Postado em CastilhoPolicialSaude e Bem Estar
- 0
Apenas três dias após os ataques de vandalismo ao Posto de Atendimento Médico na Anhumas (leia reportagem completa no link: http://jornalportaldenoticias.com.br/2019/09/17/vandalismo-paralisa-atendimento-no-posto-de-saude-da-anhumas/), a prefeitura de Castilho registrou um novo Boletim de Ocorrências junto à Polícia Civil do município, denunciando a invasão, arrombamento e danos causados ao PAABS – Polo de Apoio à Atenção Básica de Saúde (antiga Piscina Pública).
A secretária municipal de Saúde, Janini Nascimento, informou ao JORNAL PORTAL DE NOTÍCIAS que o fato aconteceu nesta madrugada de quinta para sexta-feira (20) e foi notado pelos funcionários do local, que imediatamente comunicaram a Administração e procuraram a polícia.
A INVASÃO – O(s) invasor(es) adentraram o complexo provavelmente saltando os altos muros ou a grade lateral à Academia da Saúde, utilizada para carga e descarga de materiais. No interior do PAABS, forçaram e danificaram todas as portas e chegaram a arrombar a sala da secretaria situada logo na entrada do complexo. A busca por objetos de valor ou simples ‘diversão’, resultou em gavetas e armários revirados, documentos espalhados pelo chão, vidros quebrados e outros danos, além do furto de um equipamento de som.
Apesar do ocorrido, as aulas agendadas para o período da manhã desta sexta-feira não foram suspensas por não ser possível avisar todos os alunos. No início da tarde, uma equipe do Departamento de Obras constatou que os danos causados às portas eram maiores que o previsto e que todas elas terão que ser substituídas, incluindo as de ferro.
Em virtude do ocorrido, as secretarias municipais de Saúde e Assistência Social e Cidadania, decidiram interromper as aulas agendadas no PAABS até que todos os reparos necessários sejam realizados e informou que as piscinas não serão abertas ao público neste final de semana para evitar riscos de acidentes com as crianças que frequentam o local.
SUSPEITA E PROVIDÊNCIAS – Janini também informou à redação que os investigadores já têm o nome de pelo menos um suspeito pelo ataque e que a PM está realizando rondas ostensivas visando sua captura, que pode ocorrer a qualquer momento, já que se trata de pessoa conhecida no meio policial.
Outra informação fornecida pela secretária é que câmeras de vigilância foram adquiridas recentemente pela prefeitura para monitorar todo o complexo. “Estas câmeras só não foram instaladas ainda devido à grande quantidade de serviços executados simultaneamente em diferentes setores da Administração, como nas escolas municipais, por exemplo. Mas vamos priorizar este serviço para diminuir o risco de novas invasões ou para facilitar a identificação de possíveis infratores”.
Importante lembrar que este não é o primeiro caso de invasão ao complexo do PAABS. No ano passado, caso muito semelhante foi registrado pela polícia. Sobre este assunto, Janini comentou:
“O que nos preocupa mesmo é um segundo ato de vandalismo em prédios públicos num período tão curto. Além dos danos estruturais, estes ataques comprometem a continuidade do atendimento a pessoas que realmente necessitam dos serviços disponíveis nestes locais. Por isso, mais uma vez contamos com a colaboração da população para divulgar qualquer informação disponível sobre o(s) suposto(s) autor(es) deste delito, para que a justiça seja feita”, apelou Janini.
A secretária finalizou sua entrevista informando à nossa reportagem que a prefeita Fátima Nascimento (DEM) já solicitou que os departamentos estudem medidas preventivas para evitar novos ataques em seus setores e anunciou que uma reunião para tratar sobre o assunto será realizada em breve.