O FID – Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos, autorizou a liberação de recursos da ordem de R$ 1.049.799,58 (um milhão e quarenta e nove mil e setecentos e noventa e nove reais e cinquenta e oito centavos) para que o Município de Interesse Turístico de Itapura possa iniciar as obras de recuperação do “PALÁCIO DO IMPERADOR”.
O convênio foi assinado no início deste mês (02/10), no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo – SP, com a aprovação expressa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania. O dinheiro garantirá a obra de recuperação de um patrimônio histórico e cultural tombado em 1969 pelo CONDEPHAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico).
“Além de resgatar a história do Brasil e do Município para a comunidade local, o restauro dessa obra, que foi construída no período da guerra entre Brasil e Paraguai, também possibilitará às escolas, historiadores e pesquisadores o acesso à conteúdos de história, geografia, arquitetura e engenharia, bem como proporcionará o contato direto com uma edificação da época do Brasil Imperial. Tudo isso significa, também, o fomento do Turismo em âmbito local, regional e nacional”, comemora a secretária de Cultura e Turismo, Celma Cristina da Silva em nota divulgada pela fanpage da prefeitura de Itapura.
Para que o investimento fosse viabilizado, várias autoridades estiveram envolvidas no processo, entre eles o Deputado Carlão Pignatari, a própria secretária de Cultura e Turismo, o Legislativo municipal e membros do COMTUR.
[Créditos: foto do Palácio: Moisés Eustáquio/ImpactoOnline/Reprodução; Assinatura do convênio: Prefeitura/Divulgação]
Chama no Whats