O Plano Diretor é uma lei municipal que estabelece e organiza o desenvolvimento e expansão territorial da cidade. Resumidamente, ele planeja os próximos anos do município, organiza seu crescimento e transformações, define ações prioritárias e os instrumentos urbanísticos que irão normatizar a cidade e estabelece um sistema de gestão democrático.
A cada dez anos, este Plano Diretor precisa passar por uma revisão, adaptando-se às novas realidades que uma década impõe sobre o passado. Por isso, em Ilha Solteira, entende-se que, além dos conselheiros eleitos em janeiro, a população também precisa participar desse processo, já que as decisões atingem toda a sociedade.
Partindo deste princípio, os moradores podem colaborar não só apresentando sugestões diretamente para os conselheiros, como também através do site www.ilhasolteira.sp.gov.br, clicando no ícone “Revisão do Plano Diretor”. Outra forma de contribuir é depositando em urna os formulários preenchidos com suas sugestões. Esta urna está localizada na entrada do prédio central da prefeitura. Os formulários impressos para que os munícipes possam dar suas sugestões podem ser adquiridos junto aos Conselheiros ou na própria prefeitura de Ilha Solteira, na entrada do Prédio Central.
“Até sexta-feira [22], os conselheiros estão percorrendo as regiões da cidade e comércios, divulgando a revisão do Plano Diretor, informando a população e também coletando sugestões dos moradores”, disse o presidente do Conselho da Cidade, João Inocêncio.
Essa etapa é chamada de “Leitura Comunitária”. Na sexta-feira, com início às 16h00 e término previsto para às 20h00, em uma tenda que será instalada na Praça dos Paiaguás, os conselheiros irão atender a população e tirar dúvidas sobre a revisão do Plano Diretor.
Mais informações podem ser obtidas no site oficial da prefeitura de Ilha Solteira, através do link ‘Revisão do Plano Diretor’,
ou pelo email revisaoplanodiretor@ilhasolteira.sp.gov.br.
Chama no Whats