A equipe técnica do serviço de Controle Interno da Prefeitura de Castilho terminou com agilidade e eficiência o levantamento rotineiro do estoque de medicamentos mantido pela Farmácia Municipal do Centro Integrado de Saúde – CIS.
De acordo com o relatório emitido pela equipe, os cidadãos castilhenses que fazem uso contínuo ou esporádico de algum tipo de medicação podem contar atualmente com um estoque avaliado em R$ 1.788.550,73, possivelmente, a maior e mais diversificada variedade de remédios ofertados pelos poderes públicos municipais de toda a região.
A conferência dos estoques de medicamentos mantidos pela Administração é realizada a cada 180 dias, com objetivo de planejar as compras futuras com maior eficiência, traçar estratégias de combate ao desperdício, definir prioridades e manter a regularidade do atendimento à população sem interrupções. Além disso, questões como armazenamento correto e prazos de validade são rigorosamente controlados.
Os trabalhos da equipe de Controle Interno começaram na manhã de sexta-feira passada, dia 6, e foram encerrados no final da tarde do dia seguinte. Portanto, o atendimento normal foi retomado às 07h de hoje, segunda-feira, 09.
A secretária municipal de Saúde, Janini Nascimento, destacou que a paralisação rotineira e temporária não afetou a distribuição dos medicamentos classificados como de alto custo, já que o atendimento ocorreu normalmente durante o período do levantamento de estoques.
Os números divulgados nesta manhã pela Secretaria de Saúde de Castilho revelam que, apesar das críticas populares e dos recorrentes atrasos no abastecimento de medicamentos por parte dos Governos Federal e Estadual, a prefeitura de Castilho continua mantendo – com recursos próprios, a maior variedade de remédios disponíveis gratuitamente à população.
Chama no Whats