A prefeita Tamiko Inoue esteve, na tarde desta terça-feira (17), na Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo, na capital paulista, fazendo gestão para que a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Andradina consiga a habilitação do CER II (Centro Especializado em Reabilitação), nas modalidades Deficiência Auditiva (DA) e Deficiência Intelectual (DI).
Atualmente, a entidade já atende cinco municípios na modalidade deficiência intelectual. Com a mudança, a Apae amplia seu quantitativo populacional para 12 municípios, além de oferecer a modalidade deficiência auditiva.
Tamiko, que estava acompanhada da secretária de Desenvolvimento Econômico, Jane Martins, realizou encontro com a assessora de desenvolvimento parlamentar, Ana Patricia Carletto, no gabinete do secretário estadual da pasta, José Henrique Germann Ferreira. A prefeita explica que o projeto da Apae já foi aprovado nas Comissões Intergestores Regionais (CIR).
“Estamos fazendo gestão para que agora aprove na CIB (Comissão Intergestora Bipartite), que inclui também o Estado”, explica Tamiko, destacando que, uma vez aprovado, o projeto segue para Brasília-DF (tripartite), o que pode garantir um recurso de R$ 140 mil para a instituição através do Ministério da Saúde.
Os CERs são unidades voltadas para o atendimento especializado de pessoas com deficiência que necessitam de reabilitação, com o objetivo de desenvolver seu potencial físico e psicossocial. Todo atendimento é composto de fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, médicos, psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros.
[Fonte: Secom/Prefeitura]
Chama no Whats