‘Gigante’ do Handebol castilhense defenderá Rio Claro na temporada de jogos de 2020
- 24 de janeiro de 2020
- comments
- Jornal Portal de Notícias
- Postado em CastilhoDestaquesEsportes
- 1
Atleta foi aprovado em Acampamento de melhoria técnica/tática realizado no mês de dezembro, com a presença de Washington Nunes, ex-técnico da seleção brasileira de handebol
Com apenas 16 anos e nada menos do que 1,93m de altura, Ricardo Adriano de Assis acaba de ser contratado como armador da categoria Juvenil para defender o emergente clube paulista de Rio Claro, no Handebol. O jovem talento que iniciou seu aprendizado em Castilho no ano retrasado e defendeu as cores de nossa bandeira nas principais competições da modalidade durante todo o ano passado, foi aprovado numa disputada seleção feita pelo Instituto “Crescer no Esporte” e irá reforçar o elenco de Rio Claro na temporada de jogos deste ano de 2020.
Com investimentos crescentes no esporte, a cidade de Rio Claro vem se destacando em várias modalidades e, particularmente no Handebol, está se transformando numa das maiores seleções de atletas em atividade no estado de São Paulo.
A contratação de Ricardo logo nesse início de ano, serve de incentivo para que dezenas de outros atletas do handebol masculino e feminino na região, continuem firmes em seus treinamentos, visando novas e promissoras oportunidades.
Nessa bela história, fica difícil identificar quem está mais feliz. O jovem talento que está terminando o último ano do ensino médio, disse à nossa reportagem que sua expectativa de crescimento no esporte e como cidadão é tão grande quanto a sua alegria. “O meu foco agora é crescer e, se possível, com meu esforço e aprendizado, chegar à categoria profissional”, revela.
Por outro lado, os pais de Ricardo não estão menos empolgados que ele. “Coração de pai fica orgulhoso de ver a determinação e o foco de onde um filho quer chegar”, contou à nossa reportagem o comerciante Ismael N. Assis, 49 anos, pai deste jovem prodígio. “Tenho a certeza que a educação, amor, simplicidade e generosidade que ensinamos a ele, sempre com Deus à frente, vai ajudar o Ricardo a conquistar tudo que ele buscar na sua vida”, acrescenta a mãe Jane C. A. Assis, também de 49 anos.
Num quarto ângulo de visão, surge o professor “Formiga”, técnico castilhense que revelou e treinou Ricardo desde o início de sua trajetória no final do ano retrasado.
“Cara, é complicado todo este processo que começa quando a gente acolhe um adolescente que até então não tinha nenhum contato com o handebol e inicia seu treinamento. Neste caso, por exemplo, em pouquíssimo tempo pude vê-lo evoluir e crescer dentro e fora das quadras, sempre apoiando os amigos e aumentando seu rendimento. Testemunhar sua aprovação e iminente partida é até doloroso, porque ele realmente fará falta ao time. Mas, por outro lado, não apenas eu, mas também toda a família Handebol de Castilho, estamos tão felizes quanto ele por esta nova jornada que se inicia em sua vida. Por isso, desejamos boa sorte, garoto, e que Deus o acompanhe e proteja sempre!”, comentou o técnico que mais revelou e encaminhou atletas do handebol da região para outros grandes clubes.
SAUDADES
Por enquanto, Ricardo ainda não se apresentou ao seu novo clube. Ele embarca para Rio Claro nesta próxima segunda-feira, dia 27/01, onde será recepcionado pela equipe técnica e seus novos companheiros de equipe.
“Sim, nós já conhecemos o alojamento que é exclusivo para os atletas de outras regiões e também vamos acompanhar pessoalmente o nosso filho para sua apresentação em Rio Claro na próxima semana”, explicou ‘seo’ Ismael ao ser questionado se já conhecia a futura moradia de Ricardo e se o acompanharia.
Como não poderia deixar de ser, também perguntamos aos pais sobre a sensação de ver um filho tão novo ‘deixar o ninho’ para partir em busca de um sonho longe de casa.
“Estamos conscientes de que a saudade é mais um obstáculo a ser superado. O coração fica apertado, pois é a primeira vez que vemos o nosso filho partindo para buscar seus sonhos numa cidade que fica a mais de 400km de distância daqui”, admitiram Ismael e Jane.
Um detalhe interessante é que Ricardo é o caçula da família, o que torna a despedida um pouco mais dolorosa para os pais. Apesar disso, a necessidade de apoiar e incentivar os sonhos do filho, foram mantidos em primeiro lugar pelo casal. Para amenizar a saudade, Ismael e Jane já criaram uma estratégia para continuar acompanhando a evolução de Ricardo nas quadras e competições.
“Este ano teremos muitos feriados prolongados e vamos aproveitar o quanto pudermos para visitá-lo sempre que possível. Além disso, a maioria absoluta das partidas são transmitidas ao vivo pela internet, nos permitindo acompanhar ‘de perto’ o progresso dele”, conta o pai, que também usará outras armas como WhatsApp, Messenger e ligações para estar sempre em contato com o filho.
GRATIDÃO
Ismael, Jane e Ricardo também foram unânimes em dois agradecimentos feitos por esta conquista: Primeiramente agradeceram a Deus pela oportunidade e, logo em seguida, afirmaram:
“Gostaríamos de destacar nossa gratidão ao competente professor Formiga. Ele foi e até mesmo agora, neste momento de despedida, tem sido fundamental nesse processo de aprendizado e encaminhamento do Ricardo, nos dando todo o suporte necessário. Nunca teremos uma forma de retribuir a ele todo este carinho, dedicação e ensinamento compartilhado com nosso filho”.