A Secretaria de Meio Ambiente do Governo de Andradina informou neste último final de semana que o Ecoponto Urbano Municipal estilo Drive Thru passa agora a também receber entulhos, podas de jardinagem e restos de construção de até um metro cúbico.
“Vale lembrar que serve apenas para retiradas de uso doméstico da população e não serve para empresas que trabalham no ramo de construção”, comenta o secretário de Meio Ambiente, Claudio Gotardo.
O Ecoponto Urbano, que é modelo nacional de sustentabilidade, trouxe resultados surpreendentes retirando toneladas de materiais recicláveis e inservíveis dos domicílios, como roupas, papéis, livros, plásticos, metais, pilhas e lâmpadas, eletroeletrônicos e eletrodomésticos, óleo de cozinha, remédios vencidos e pneus.
O local também possui um freezer para o acondicionamento de animais de pequeno porte (cães e gatos) mortos que precisam estar devidamente embalados.
Gotardo explica que a inovação de oferecer um local em que a população possa descartar seus materiais inservíveis dentro da cidade e de fácil acesso gera também uma questão de civilidade e de educação ambiental.
“É muito importante a conscientização da população em relação ao acúmulo de entulhos nas casas, tornando um ambiente propício a criadouros de insetos e o mosquito da dengue. Isso sem falar no descarte inadequado desses materiais como beira de estradas, terrenos, calçadas e vias”, ressalta Cláudio, destacando que o material deverá chegar já separado no Ecoponto.
O Governo de Andradina tem realizado diversas ações para manter a cidade limpa, apertando a fiscalização na limpeza de terrenos, retirada de veículos abandonados, ações do Andradina Contra a Dengue e equipe da Frente de Trabalho.
O Ecoponto Urbano Funciona de segunda a sábado das 7 às 18 hora e fica localizado no prédio da antiga Cobrac, na rua Guiomar Soares de Andradina esquina com a vicinal Emitério Castilho Teno – próximo ao Horto Educacional, no bairro Passarelli.
[Fonte: Secom/Prefeitura]
Chama no Whats