Após o sucesso obtido com o plantio de amoras, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Castilho divulgou nesta quinta-feira, 6, que a prefeita Fátima Nascimento vai incentivar mais um projeto junto à Secretaria Municipal de Agricultura: o plantio de maracujá. A iniciativa está dentro de seu plano para diversificação da produção rural nos lotes de assentamento agrário.
Para obter informações sobre essa lavoura, o secretário da Agricultura, Carlos Roberto de Oliveira, e a agrônoma Nairine Ferreira estiveram em Adamantina, visitando uma propriedade onde o maracujá é cultivado há mais de 16 anos.
O professor, pesquisador e doutor José Carlos Cavichioli, da APTA – Agência de Pesquisa e Tecnologia do Agronegócio, indicou o sítio de Celso Novo, onde muitas experiências escolares são desenvolvidas.
A variedade enxertada e o plantio direto sobre uma área onde havia capim, foram algumas técnicas implantadas nessa lavoura e que fizeram a diferença, tanto na redução dos custos, como na qualidade dos frutos.
De acordo com o secretário, a prefeita Fátima pretende ver as primeiras lavouras se formando ainda esse ano. A exemplo do que ocorreu com a amora, os agricultores castilhenses serão orientados a plantarem pequenas áreas com até 200 pés.
Na visita à Adamantina, o produtor Celso Novo se propôs a oferecer orientação e até mudas para o plantio em Castilho.
Chama no Whats