O Governo de Andradina vem levando qualidade de vida e atividades saudáveis à população através do Projeto + SAÚDE, que acontece de segunda a sexta-feira, em diversos bairros do município.
Coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, o projeto é desenvolvido em consonância com o Programa “Agita São Paulo”, englobando ainda a parceria com o Ministério da Saúde, Faculdade de Educação Física (FEA), Grupo Conviver, Secretarias de Cultura e Esporte, Academia da Saúde, e o NASF (Profissional de Educação Física, Nutricionista, Fisioterapeuta, Assistentes Sociais e Psicólogas).
Segundo explica o secretário da pasta, Farid Hadad, as ações buscam combater o sedentarismo, proporcionar melhor qualidade de vida, diminuição do peso corporal, melhora na autoestima, controle do colesterol e triglicérides, controle da pressão arterial, melhora na flexibilidade, fortalecimento ósseo e muscular, maior sociabilização, autonomia, equilíbrio, coordenação motora, diminuição de automedicação, bem-estar físico, social e mental.
PÚBLICO-ALVO e ATIVIDADES – O trabalho feito pelas educadoras físicas Cristiane Verdi Boccato, Tânia Florêncio e Anne Francis, sob a coordenação da educadora de Saúde, Eloá Pessoa, tem foco voltado à terceira idade, pessoas com hipertensão, diabetes, obesidade, gestantes, com problemas articulares como, artrite, artrose, bursite, osteoporose, fibromialgia, depressão, estresse e população em geral.
São realizadas as atividades de alongamento com aula de ritmos, circuitos, aulas de step, caminhadas relaxamento, exercícios localizados, hidroginástica, musculação, vôlei adaptado, aferição de pressão e teste de glicemia, cálculo do IMC e antropometria, dinâmicas recreativas com bolas, cordas, bambolês, entre outros.
Acontecem também, palestras nas unidades de saúde sobre os benefícios das atividades físicas, alimentação saudável, reaproveitamento de alimentos e emagrecimento.
Conforme destaca Eloá, atualmente as atividades permanentes contam com a participação de aproximadamente 800 alunos cadastrados através de uma anamnese ou com encaminhamento dos Médicos das UBS (Unidades Básicas de Saúde), com faixa etária entre 15 a 92 anos.
“Quem quiser participar basta procurar um local de atividade”, convida Eloá.
LOCAIS E HORÁRIOS
[Fonte: Secom/Prefeitura]
Chama no Whats