
Campanha combate falta às consultas e orienta cidadãos a atualizarem cadastro do SUS
- 20 de fevereiro de 2020
- comments
- Jornal Portal de Notícias
- Postado em CastilhoDestaquesSaude e Bem Estar
- 0
Diante dos números preocupantes do absenteísmo (falta às consultas, exames e outros procedimentos médicos), a secretária Janini Nascimento retomou uma campanha lançada no ano passado, voltando a pedir que a população colabore com a Secretaria Municipal de Saúde, mantendo os contatos de telefone pessoais e de familiares sempre atualizados.
Outro ponto importante destacado na campanha é o pedido para que, quando não puderem comparecer a alguma consulta ou exame, os pacientes informem a Secretaria com antecedência para que a vaga possa ser preenchida por outra pessoa.
“Estamos alertando os cidadão e pedindo a colaboração deles há vários anos. É cada vez mais difícil conseguir manter o número atual de vagas disponíveis com especialistas no AME, por exemplo, e um dos fatores que prejudica isso e pode até mesmo diminuir a quantidade de vagas já ofertadas mês a mês é justamente o absenteísmo. Mas este problema também existe aqui mesmo, dentro de Castilho. Por isso apelamos mais uma vez para que os pacientes levem em consideração o tempo que precisaram aguardar uma vaga e, no final, desperdiçaram ela sem comunicar a Prefeitura para que pudéssemos destiná-la ao próximo da fila. Isso é uma questão de cidadania. Se não pode ir, avisa, porque outros também precisam e ficarão muito felizes em verem suas consultas e exames antecipados”, disse Janini.
ATUALIZAÇÃO DO SUS
Mas não são apenas os números de contato telefônico que devem ser mantidos atualizados. Janini aproveitou esta nova campanha para reforçar uma outra, anunciada logo no início deste ano, também durante uma entrevista exclusiva ao JORNAL PORTAL DE NOTÍCIAS: a atualização do cadastro do SUS.
A campanha está sendo realizada por todas as prefeituras brasileiras que temem perder parte dos já escassos recursos destinados à Saúde pelo Governo Federal. O motivo é que as novas regras adotadas pelo Ministério da Saúde para repassar os recursos financeiros do SUS aos Municípios, será contabilizada com base no número real de usuários do Sistema Único de Saúde. Este novo modelo entrará em vigor já no próximo ano, o que explica a urgência das prefeituras neste recadastramento.

A recomendação é que os cidadãos procurem – com Urgência, o seu Agente Comunitário de Saúde ou se dirija até eles nas UBSs de seus bairros ou, ainda, no Centro Integrado de Saúde
“Por isso é vital que todos os cidadãos conversem com seus Agentes Comunitários de Saúde para saber se os seus cadastros do SUS estão em dia. Se não tiverem, atualizem. Quem ainda não tem cadastro, providencie. E isso vale, inclusive, para aqueles que possuem plano de saúde particular. Se este cadastro não estiver de acordo com as novas regras, os cofres públicos do Município perderão muito dinheiro no próximo ano, podendo comprometer os serviços prestados atualmente”, explica Janini.
Para que a população entenda o motivo desta preocupação generalizada das prefeituras e que isso não é um problema exclusivo de Castilho, Janini acrescentou que atualmente, pelo menos 6 mil usuários dos serviços de saúde pública do município estão com seus cadastros desatualizados.
“É uma questão de consciência e responsabilidade. O cidadão precisa fazer a parte dele para que possamos continuar prestando os serviços que eles precisam. Mesmo que o paciente possua Plano de Saúde particular, eventualmente ele precisará recorrer ao SUS e isso não será pago ao Município pelo Governo se o nome e cadastro dele não constar na lista entregue ao Ministério da Saúde”, finaliza Janini.