Manutenção de vias domina pauta das primeiras sessões ordinárias da Câmara de Castilho
- 28 de fevereiro de 2020
- comments
- Jornal Portal de Notícias
- Postado em CastilhoDestaquesHabitação e InfraestruturaLegislação
- 0
O vereador e presidente do Legislativo de Castilho, Sebastião Reis de Oliveira (“Tião Japonês”), foi o responsável pelos únicos trabalhos apresentados pela Câmara Municipal no retorno às sessões ordinárias pós-recesso. Somente na 1ª sessão deste ano, ele apresentou três Requerimentos e 01 Indicação propondo melhorias para a população.
RECAPEAMENTO
Os principais focos de Tião foram as ruas da área urbana e duas estradas que demandam a importantes regiões rurais do município. Na primeira delas (nº 01/2020), ele reconhece os esforços da Prefeitura na manutenção das ruas e avenidas da cidade, mas ressalta a importância de dar continuidade aos serviços de recapeamento asfáltico, já que muitas delas, sobretudo aquelas onde ocorre maior tráfego de veículos pesados, encontram-se bastante danificadas, apresentando buracos de todos os tamanhos.
“Alguns destes já se transformaram em crateras e oferecem riscos tanto aos motoristas quanto aos pedestres que podem ser atingidos por veículos que tentam desviar de tais buracos. Isso sem contar os danos causados aos veículos e motos”, alertou o parlamentar.
Nesta mesma linha de raciocínio, Tião também defendeu a necessidade de recapear as estradas rurais “Gabriel Boaventura” e a que demanda ao bairro Porto Independência. Sobre ambas, Tião informou que até mesmo carrinhos de tração animal têm sido obrigados a trafegar pela contramão para fugir dos buracos e reduzir os riscos de danos aos seus veículos, alternativa esta que acaba aumentando significativamente o risco de acidentes em vários trechos de ambas estradas. Pra piorar as condições de trânsito e reforçar a necessidade de recapeamento urgente destas vias, o presidente lembrou que a inexistência de acostamento é outro fator preocupante e um potencial causador de possíveis acidentes. Finalizando, Tião destacou que os riscos dos buracos nestas estradas foi tema de reportagem veiculada recentemente em emissora de televisão, onde os moradores e motoristas entrevistados teceram várias críticas à Administração.
CICLOVIA NA VICINAL
Retomando uma proposta apresentada à Prefeitura em abril do ano passado, Tião Japonês pediu novamente que a Administração informe se existe a possibilidade de construir uma Ciclovia no Anel Viário “Prefeito Sebastião Antônio da Silva” ainda neste ano de 2020. O pedido do presidente atende uma antiga reivindicação de ciclistas que há tempos dedicam parte do seu tempo para percorrer ruas e estradas do município visando manter a boa forma física e a saúde em dia. Neste ponto, Tião destaca que a referida Vicinal é um trajeto praticamente obrigatório para estes ciclistas, reforçando que a ausência de uma via própria para eles obriga o trânsito ao lado de caminhões, motos e carros, podendo resultar em acidentes graves no caso de colisão ou qualquer outro imprevisto.
“A faixa especial para ciclistas permite ainda que eles se transportem em sua própria velocidade, sem a pressão de acompanhar o tráfego. Esta é outra importância das ciclovias, sendo um fator de segurança essencial principalmente para pessoas com alguma deficiência ou necessidade especial, permitindo maior acessibilidade”, argumentou.
ALVORADA
Já na semana passada, coube ao vereador Wagner de Souza Oliveira (o “Waguinho”), requerer da Prefeitura informações sobre uma única rua no bairro Alvorada que ainda não recebeu o benefício do recapeamento asfáltico. O trecho da rua sobre a qual o vereador questionou, é a extensão a partir do nº 531 da rua José Ferreira da Silva. Segundo Waguinho, este era justamente o trecho que mais necessitava de manutenção, mas que, infelizmente, não foi incluído no serviço de recapeamento realizado pela Prefeitura em março do ano passado. Desde então, segundo o relato do vereador, os moradores tem apresentado várias cobranças neste sentido.
LIMPEZA DE TERRENOS E MANUTENÇÃO DE RUAS
Coube ao vereador Daniel Batista de Oliveira apresentar o último Requerimento mais importante deste início do ano. Nele, o parlamentar pede à Prefeitura que providencie a limpeza de terrenos baldios existente no bairro Urubupungá como medida preventiva contra a proliferação de insetos e animais perigosos à saúde humana e animal.
Além disso, Daniel solicitou que o setor de Vias Públicas de Castilho providencie a manutenção da estrada do Iate Clube Urubupungá, pela qual trafegam dezenas de veículos, ambulâncias e ônibus escolares diariamente e cujas condições de trânsito estão comprometidas devido ao longo e constante período de chuvas.
Fotos e vídeos divulgados no Facebook na tarde desta quinta-feira (27) pela moradora Simone Pereira, ilustram muito bem as condições precárias das estradas e o problema dos terrenos abandonados tomados pelo matagal.
Na postagem feita pela internauta, ela se queixa que numa reunião realizada no dia 09 de janeiro deste ano, a Prefeitura se comprometeu a resolver o problema, providenciando a recuperação das estradas, solução até agora não alcançada.