Como Castilho irá enfrentar o Coronavírus?
- 17 de março de 2020
- comments
- Jornal Portal de Notícias
- Postado em CastilhoDestaquesEventosReligiãoSaude e Bem Estar
- 0
Igreja Católica cancelou a Missa do Padroeiro que aconteceria nesta quinta e suspendeu várias outras atividades. Hospital também adotou medidas mais rígidas para reduzir riscos de contágio
A prefeita Fátima Nascimento respondeu esta pergunta por meio de Decreto publicado hoje (terça-feira, 17), anunciando as medidas preventivas adotadas pelo Município contra o coronavírus. Da mesma forma, a Igreja Católica e o Hospital José Fortuna apresentaram suas contribuições para reduzir os riscos de contágio.
PREFEITURA E REPARTIÇÕES MUNICIPAIS
Entre as alterações no cotidiano anunciadas pela Administração do Município, está a SUSPENSÃO, a partir de hoje, de TODOS OS EVENTOS PÚBLICOS AGENDADOS PELOS ÓRGÃOS OU ENTIDADES MUNICIPAIS. O ajuntamento coletivo nestes eventos só será permitido se o mesmo for realizado em local aberto e o público reunido não ultrapassar o limite de 500 pessoas.
Os eventos cancelados ou adiados, poderão ser remarcados oportunamente, mas dependerão da emissão favorável de um Parecer feito pela Comissão de Defesa Civil ou pelo Conselho Municipal de Saúde.
Também estão proibidas as concessões de licenças ou alvarás para realização de eventos privados, com público superior a 100 (cem) pessoas em local fechado. A exemplo das programações realizadas pela Administração, tais eventos só poderão ser remarcados após parecer da Comissão de Defesa Civil e do Conselho Municipal de Saúde.
Aos funcionários públicos estão SUSPENSAS AS VIAGENS A SERVIÇO DO MUNICÍPIO de Castilho, para deslocamentos no território nacional bem como ao exterior, até ulterior deliberação.
Em casos excepcionais, somente a própria prefeita poderá autorizar a viagem após analisar as justificativas sobre sua importância.
As mudanças anunciadas pelo Decreto Municipal afetam ainda as INSTITUIÇÕES que trabalhem com população considerada de alto risco para o COVID-19, como idosos e pacientes com doenças crônicas. Neste grupo estão, por exemplo, o Asilo Betel e o Grupo de Convivência do Idoso.
As atividades programadas por estas entidades DEVEM SER CANCELADAS. “As instituições de longa permanência para idosos e congêneres devem limitar, na medida do possível, as visitas externas, além de adotar os protocolos de higiene dos profissionais e ambientes e o isolamento dos sintomáticos respiratórios”, determina o documento.
OUTRAS MEDIDAS
Além das novas determinações introduzidas pelo Decreto Municipal, a Secretaria Municipal de Educação seguiu o exemplo do Governo Estadual, tornando facultativo o comparecimento às aulas desta semana em toda a rede municipal e cancelando definitivamente (até segunda ordem) as aulas a partir da próxima segunda-feira (23).
O Departamento de Esportes também anunciou a paralisação até segundo aviso dos treinos realizados no Ginásio “Jorge Franco” durante toda a semana.
Após realizar treinamento com seus servidores e adotar medidas preventivas para atendimento dos pacientes, a Secretaria de Saúde anunciou que não haverá mudanças nos horários de atendimento ao público em nenhuma das unidades de saúde do Município.
A única recomendação feita pela Secretaria de Saúde, é que os pacientes só procurem as UBSs, Centro Integrado de Saúde e até mesmo o Hospital se apresentarem algum problema mais sério.
HOSPITAL
Além de adotar todas as medidas preventivas e treinar seus funcionários conforme as recomendações do Ministério da Saúde, a Sociedade Beneficente de Castilho, entidade mantenedora do Hospital “José Fortuna”, anunciou novas regras para acompanhantes de pacientes e visitas aos internados.
A presença de acompanhantes durante as consultas médicas está proibida e só será autorizada caso o paciente tenha menos de 18 anos ou apresentar qualquer tipo de incapacidade médica que indique a necessidade de acompanhamento, como a limitação dos movimentos de locomoção e deficiência, por exemplo. Aqueles que decidirem acompanhar o paciente apenas para fazer companhia, são orientados a não permanecer na sala de recepção se não houver necessidade. Ainda sobre os atendimentos, a direção do Hospital lembra que sua função é o atendimento de Pronto Socorro, Urgência e Emergência. Portanto, se o motivo da consulta não se encaixar em nenhum destes casos, a recomendação é que o paciente procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência (Laranjeiras, Alípio, Alvorada, Jupiá ou o próprio CIS).
As mudanças também afetam os casos de pacientes em Observação ou que forem Internados após a consulta. Os Internados só poderão receber uma única visita por vez e os visitantes devem respeitar os horários previamente definidos. As visitas religiosas aos Internados também estão terminantemente suspensas caso não sejam expressamente autorizadas pela Direção do Hospital. Já aqueles em Observação não receberão visitas.
IGREJA
Nesta segunda-feira (16), o padre Paulo Sérgio Martins, da Paróquia São José, em Castilho, divulgou Nota Oficial pedindo aos fiéis e população em geral que siga à risca as medidas de prevenção divulgadas por fontes confiáveis.
No comunicado, Padre Paulinho também anunciou a suspensão de encontros religiosos e algumas missas, incluindo a tão esperada Missa do Padroeiro São José, que aconteceria nesta quinta-feira.
Sobre as Missas de finais de semana, Padre Paulinho disse que aguardará o desenvolvimento desta situação em todo o país, antes de anunciar outras medidas. (Leia a íntegra da carta abaixo🙂
Até o encerramento desta reportagem, a Redação não recebeu ou visualizou nenhuma outra manifestação religiosa das igrejas locais sobre o posicionamento de suas congregações diante da pandemia global.
Importante frisar que todas as medidas anunciadas tanto pela Prefeitura quanto pelo Hospital e a Igreja, poderão sofrer alterações a qualquer momento e todas pedem à população que compreendam a situação e colaborem para manter a ordem na prestação destes serviços.