A Secretaria Municipal de Saúde de Castilho confirmou agora à tarde que as 850 doses da vacina contra a gripe enviadas pelo Ministério da Saúde ao município já acabaram. Segundo Janini Nascimento, secretária da pasta, os 850 idosos e profissionais da saúde foram imunizados no prazo recorde compreendido entre as 08h e as 12h30 desta segunda-feira, dia 23.
A falta de vacinas foi registrada não apenas em Castilho, mas também nos municípios de Nova Independência e Murutinga do Sul. Andradina, maior cidade da região, não se manifestou sobre a quantidade de doses disponíveis já que a Secretaria de Saúde e Vigilância do município optou por iniciar a campanha somente nesta quarta-feira, dia 25 de março. A falta de vacinas já foi informada pelas prefeituras da região ao Ministério Público Estadual, que acompanha todo o andamento da campanha
Ainda segundo Janini, tanto Castilho quanto as secretarias de Saúde de Murutinga e Nova Independência já solicitaram que a Direção Regional de Saúde em Araçatuba envie novas grades de vacinas e a expectativa é que a nova remessa chegue a estas cidades somente nesta sexta-feira, dia 27, quando a vacinação dos idosos será retomada.
Não obstante, a Direção Regional de Saúde não informou quantas doses serão enviadas a cada município nesta próxima remessa. Mas Janini já antecipou que o total de pessoas a serem vacinadas nesta primeira fase da campanha totaliza 3.000 pacientes. Deste total, 2.300 são idosos com mais de 60 anos, e os demais, são os profissionais de Saúde.
As enfermeiras Sandra Marques e Adriana Rossini, coordenadoras da Campanha no município, informaram que todos os idosos do Asilo Betel já foram imunizados e que a vacinação nas residências para pacientes considerados prioritários também já foi iniciada.
Elas também relataram que um controle rigoroso dos pacientes já vacinados e dos que ainda aguardam a próxima remessa de vacinas, já está sendo encaminhado ao Ministério da Saúde, com mapeamento preciso.
Finalizando, Janini informou que assim que a próxima remessa de vacinas chegar ao município, a população será imediatamente informada. A vacinação casa a casa, na zona rural, tem início previsto para a próxima segunda-feira, dia 30 de março.
Confira a Nota Oficial divulgada agora à tarde pela Secretaria Municipal de Saúde:
Chama no Whats