A Secretaria de Saúde da Estância Turística de Pereira Barreto, emitiu na tarde desta terça-feira (31) uma NOTA OFICIAL confirmando a compra de um lote considerável do poderoso antibiótico conhecido como Azitromicina.
Este medicamento pode ser utilizado tanto para as infecções bacterianas (infecção de garganta, por exemplo) como no tratamento contra o Coronavírus. Neste último caso, vários relatos médicos confirmam sua eficiência quando administrado juntamente com outro remédio: a Cloroquina.
Por isso mesmo, o prefeito Joãozinho também tentou realizar a compra da Cloroquina, mas ainda sem sucesso. No comunicado feito à população, o prefeito justifica a tentativa:
“Referente à Cloroquina, o setor de Farmácia da Prefeitura tentou efetuar a compra de uma quantidade entre 2000 a 3000 comprimidos da medicação junto aos seus fabricantes, antecipando-se para evitar o aumento acentuado do preço que pode ocorrer pela acentuada procura. No entanto, aguarda a liberação da ANVISA, pois a comercialização deste medicamento está proibida!”, esclarece a Nota.
Mesmo impedido de realizar a compra, Joãozinho encontrou uma saída que pode resultar em considerável economia do dinheiro público no caso da ANVISA autorizar a venda:
“Ainda assim, a Prefeitura de Pereira Barreto conseguiu fazer um pedido reserva de 3000 comprimidos, cuja liberação depende exclusivamente da ANVISA autorizar a venda do medicamento. O pedido reserva foi a forma encontrada pela Prefeitura para economizar o dinheiro dos contribuintes, mantendo o mesmo preço do medicamento antes da proibição!”
Importante destacar que a Cloroquina não serve apenas para auxiliar no combate ao coronavírus, já que o medicamento também é utilizado no tratamento de pacientes com Artrite Reumatóide e Lúpus, por exemplo.
A Prefeitura também esclareceu que a quantidade adquirida de Azitromicina não é exagerada e explicou que, caso a medicação não for utilizada esse ano, poderá ser utilizada até a metade do próximo ano (2021), já que o prazo de validade dos lotes dará essa segurança para a utilização.
Finalizando o Comunicado, Joãozinho assegurou que “todo um planejamento estratégico está sendo montado pela Prefeitura de Pereira Barreto para realizar as compras do que for necessário para o enfrentamento da crise, sempre com a prioridade de NÃO ONERAR AS FINANÇAS DO MUNICÍPIO.”
Chama no Whats