RECORDE: Saúde vacina 93,72% dos idosos na 1ª etapa da Campanha contra Gripe
- 9 de abril de 2020
- comments
- Jornal Portal de Notícias
- Postado em CastilhoDestaquesSaude e Bem Estar
- 0
Faltando quase uma semana para término da campanha e mesmo com falha no abastecimento, Castilho volta a superar estratégias de outras cidades na região
Com um total de 2.374 idosos em idade igual ou superior a 60 anos (de acordo com estimativas do Ministério da Saúde), Castilho conseguiu provar a eficiência de sua estratégia de vacinação ao anunciar, às 15h40 da tarde desta quarta-feira (08), a imunização de 2.225 idosos até aquele exato momento.
O número representa uma cobertura de 93,72% e supera a meta do Governo, que fixa a vacinação de pelo menos 90% do público-alvo em cada fase da campanha. Importante frisar que restam ainda outros seis dias para o encerramento desta primeira fase. Por isso, a expectativa das autoridades municipais é que o número chegue pelo menos próximo aos 100%.
“Parabéns aos idosos e familiares. Lembrando que vamos continuar a vacinar, sabendo que a Campanha para esta faixa etária termina somente na próxima quarta-feira, dia 15”, comentou a enfermeira Sandra Marques (foto acima).
PROFISSIONAIS DE SAÚDE
Mas os números promissores em relação aos idosos, não se repetem na categoria dos Profissionais de Saúde, também inclusos nesta primeira rodada da campanha. Segundo a enfermeira Sandra, 529 trabalhadores desta área devem ser vacinados nesta etapa que termina no dia 15.
“Até o momento, administramos 321 doses da vacina para esta categoria, ou seja, uma cobertura de 60,68% do total programado”, explica Sandra.
Para alcançar pelo menos os outros 30% que faltam, a Secretaria Municipal de Saúde inicia na próxima semana uma nova rodada de anúncios para que as clínicas, laboratórios e farmácias compareçam no posto de vacinação fixo da Emei “Parquinho” para serem vacinados.
“Não dá pra anunciarmos com exatidão, neste momento, a data específica que eles devem comparecer, mas é provável que seja entre a terça ou quarta-feira que vem, data de encerramento desta primeira etapa”, antecipou Sandra.
Para determinar a data exata, a Secretaria de Saúde precisa saber quando a próxima rodada de vacinas será entregue aos municípios. Definida a chegada, uma ampla campanha de divulgação incluindo ligações telefônicas, mensagens nas redes sociais e propaganda volante, será lançada para informar os profissionais de saúde ainda não vacinados.
Vale salientar ainda que nessa primeira etapa da campanha, também foram imunizados os profissionais das forças de segurança e salvamento (que devem apresentar documentação comprovando atuação na área). Nestas categorias estão policiais civis e militares e seguranças de empresas públicas ou privadas.
OUTRAS ETAPAS
Não se esqueça que a segunda fase da campanha começa na próxima quinta-feira, dia 16 de abril. Nela entram os professores de escolas públicas e privadas e, também, pessoas com comorbidades (doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independente de idade). Neste último caso, os pacientes também devem apresentar atestado confirmando serem portadores da doença. Esta etapa termina no dia 08 de maio.
E AS CRIANÇAS?
Do ponto de vista epidemiológico, as crianças são consideradas multiplicadoras de vírus respiratórios e, por isso, o PNI distanciou um público do outro. Serão duas semanas de intervalo entre uma fase e outra.
Por isso, a partir de 9 de maio, Dia D de vacinação, serão vacinadas as crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), pessoas com mais de 55 anos, gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias após o parto), população indígena, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, e pessoas com deficiência. A campanha seguirá até o dia 22 de maio.